Página inicial > Últimas Notícias > Aluno da UFCG lança aplicativo gratuito de gestão financeira
julius brasil

Aluno da UFCG lança aplicativo gratuito de gestão financeira

O sistema deu início a uma startup que é finalista na 8ª edição do programa Campus Mobile

• Publicado: Terça, 14 de Abril de 2020, 14h35
imagem sem descrição.

Em tempos de pandemia, controlar os gastos financeiros se tornou mais que uma necessidade: a ação é fundamental para manter o equilíbrio econômico e, também, emocional. Pensando nisso, um estudante do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lançou um aplicativo gratuito que ajuda as pessoas na gestão financeira, de forma simples e com soluções para o controle de gastos.

O aplicativo, denominado Julius Brasil, foi desenvolvido pelo estudante Daniel Coura com a colaboração de uma equipe interdisciplinar formada pela economista Viviane Juliana, a estudante Daniele Coura, do curso de Ciência da Computação, e a professora Aline Lima-Nunes, coordenadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Psicologia (LIP) da UFCG.

Além do apelo social, o sistema Julius Brasil deu início a uma startup, que é finalista na 8ª edição do programa Campus Mobile, uma competição nacional de ideias e soluções para dispositivos móveis, promovida pelo Instituto Claro. O aplicativo é um dos três finalistas dentre 16 projetos selecionados na categoria Educação. A fase presencial aconteceu em fevereiro e, agora, a equipe aguarda a etapa final da disputa.

A ideia surgiu a partir da dificuldade de Daniel em controlar os gastos através de cadernos, planilhas e outros sistemas que já existiam. Segundo o estudante, o registro não era prático e acabava sendo deixado de lado depois de um tempo.

“Decidi fazer o meu próprio aplicativo e, ao longo do tempo, percebi que as pessoas tinham mais problemas fora esse. Por exemplo, não sabiam conceitos básicos de Educação Financeira e, por isso, faziam más escolhas. Daí, o foco do aplicativo deixou de ser uma ferramenta de controle financeiro e passou a ser uma solução para ajudar as pessoas a atingirem bem-estar na área”, explica Daniel.

Atualmente, o aplicativo conta com as seguintes funcionalidades: trilha de conteúdos sobre como atingir o bem-estar financeiro; planejamento e acompanhamento do orçamento; gerenciamento dos sonhos de curto, médio e longo prazo; e teste do bem-estar financeiro. Outras novas funcionalidades vêm sendo desenvolvidas, a exemplo de relatórios com dicas e alertas para cuidar melhor das finanças.

O sistema está disponível gratuitamente para Android. Mais informações estão disponíveis no Instagram @juliusbrasiloficial.

Assunto(s): julius brasil