Página inicial > Últimas Notícias > Professores e alunos da UFCG participam de Simpósio Internacional de Arte
música

Professores e alunos da UFCG participam de Simpósio Internacional de Arte

Na ocasião, será discutida as origens do samba. A participação será online

• Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 17h54

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro (UTAD), de Portugal, promove até julho o VI Simpósio Internacional de Investigação em Arte (VI SIIA), um ciclo mensal de eventos com intuito de aprendizado sobre a cultura e a arte inscritas nas raízes artístico-culturais comuns entre Brasil e Portugal.

O primeiro ciclo acontece nesta quinta-feira, dia 23, e tem como tema “Das origens ao futuro do Samba no Mundo”. A data do evento é significativa, uma vez que é celebração do nascimento de Pixinguinha e comemoração do Dia Nacional de Choro no Brasil.

Em virtude da pandemia de coronavirus (COVID-19) o evento será online e contará com a participação de professores e alunos de Música da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O professor Vladimir Silva falará sobre “Os sambas de Noel Rosa: um releitura coral dos arranjos de Reginaldo Carvalho”, enquanto o professor Cleisson de Castro Melo abordará “ A tecnologia ao serviço da divulgação em tempos de streaming e outras mídias”. Os alunos Lucas Barreto (voz) e Gusthavo Ribeiro (violão sete cordas), interpretarão sambas do compositor de Vila Isabel.

O evento será coordenado pelo professor Levi Leonido Fernandes (UTAD), em Portugal, e contará com a participação de pesquisadores das universidades federais do Maranhão e do Rio de Janeiro, do Instituto Politécnico de Viseu e da Universidade Jean Piaget, em Angola.

O simpósio é gratuito, podendo ser acessado no link ao lado, a partir do meio-dia, horário de Brasília. https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92307945874?pwd=ZnppelJqa2FSTHdWTit4cDBLZHdkQT09. Serão emitidos certificados aos participantes.

Assunto(s): música