Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFCG desenvolve ferramenta que monitora velocidade da Covid-19
covidômetro

Professor da UFCG desenvolve ferramenta que monitora velocidade da Covid-19

Quanto menor o tempo entre cada novo registro, maior o avanço da doença

• Publicado: Quarta, 13 de Mai de 2020, 12h49
imagem sem descrição.

Com o Intuito de monitorar a pandemia do novo coronavírus com base na velocidade diária estimada para o registro de novas mortes e casos de Covid-19 no Brasil, Distrito Federal e Estados, o professor e pesquisador Maxwell Guimarães de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (UASC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desenvolveu a ferramenta Covidômetro, disponível em www.covidometro.com.br.

Baseando-se graficamente em um instrumento de medida que lembra um velocímetro, a ferramenta indica a velocidade do avanço ou recuo do número de casos e de mortes de acordo com o intervalo de tempo para o surgimento de uma nova notificação.

Com um mini player, o usuário pode visualizar toda a evolução da doença, desde a primeira notificação até a data atual ou, se preferir, visualizar a evolução nos últimos 7 ou 15 dias.

“Na prática, o Covidômetro mostra que, quanto menor o tempo entre cada novo registro, maior o avanço da doença e a necessidade de distanciamento social e outras medidas de controle”, explica o professor.

Para facilitar o entendimento, foram definidos intervalos de classificação da velocidade da Covid-19 (medida em dias), para sugerir o que uma velocidade informada representa no contexto da pandemia:

• Situação Crítica (vermelho), velocidade estimada entre 0 e 1 dia (para um novo caso) e entre 0 e 5 dias (para uma nova morte);
• Situação Grave (laranja), velocidade estimada entre 1 e 4 dias (para um novo caso) e entre 5 e 20 dias (para uma nova morte);
• Situação Controlada (amarelo), velocidade estimada entre 4 e 8 dias (para um novo caso) e entre 20 e 35 dias (para uma nova morte);
• Situação de Normalidade (verde), velocidade estimada maior do que 8 dias (para um novo caso) e maior do que 35 dias (para uma nova morte).

Os dados usados na ferramenta são os divulgados diariamente pelo Ministério da Saúde, além de dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimativos para o ano 2019. Todas as velocidades informadas estão na proporção de 100 mil habitantes, de modo a viabilizar comparações. Os dados diários absolutos também são exibidos para complementação da informação.

Assunto(s): covidômetro