Página inicial > Últimas Notícias > Hospital Universitário assina contratualização de R$ 20 milhões com município
contratualização

Hospital Universitário assina contratualização de R$ 20 milhões com município

A parceira firmada visa formalizar os serviços prestados pelo HUAC

• Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2020, 10h47

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, firmou parceria com a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretária de Saúde do Município (SMS), através da assinatura de contrato com valor total anual de R$ 20 milhões, com o objetivo de viabilizar exames, consultas e cirurgias para os usuários do SUS.

Em solenidade no auditório do HUAC na última sexta-feira, dia 19, o prefeito Romero Rodrigues e o Secretário de Saúde do Município, Felipe Reul, ao lado do Superintendente Homero Rodrigues, assinaram o documento. Na ocasião, Homero Rodrigues, lembrou que fazia 13 anos desde o último acordo firmado entre o hospital e a Prefeitura.

“O HUAC-UFCG é um prestador de serviços ao Sistema Único de Saúde e a formalização de um contrato com o Gestor Municipal é uma exigência legal. A assinatura do contrato entre a SMS e o HUAC-UFCG no último dia 19 representou a regularização de uma situação que perdurou por 13 anos, isto é, prestávamos os serviços (consultas, exames e cirurgias), mas inexistia um documento que estabelecesse o volume de procedimentos a serem executados pelo HUAC e o correspondente repasse orçamentário por parte da SMS.”

Também pontuou o papel essencial do Secretário de Saúde para a consolidação dessa parceria. “Contamos com a inestimável colaboração da equipe técnica da SMS e da sensibilidade do Secretário Felipe Reul que ao assumir a pasta acelerou o estabelecimento formal da parceria”, afirmou.

“A avalição nossa é de alegria, é positiva, primeiro porque a gente entende que havia necessidade de segurança jurídica contratual, tanto por parte da prefeitura quanto por parte do HU”, explicou o Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues.

Ele também frisou que o contrato estabelecido vai permitir uma ampliação de procedimentos ofertados pelo hospital para a população e que é sabido que esse valor será todo revertido em atendimento para as pessoas que mais precisam e que são salvas através do SUS, que universaliza o tratamento e abre as perspectivas de melhorias e avanços na área de saúde em Campina Grande.

Contrato

O contrato estabelecido define responsabilidades para as partes envolvidas e estabelece metas quantitativas e qualitativas nos eixos de assistência à saúde, de gestão, de ensino e pesquisa e de avaliação, tendo como base as necessidades de saúde da população, as políticas públicas de saúde para a atenção hospitalar e os princípios e diretrizes do SUS.

O documento também pontua a criação de uma Comissão de Acompanhamento da Contratualização, com composição mínima de dois representantes da SMS e dois da gestão do HUAC, com o objetivo de monitorar o cumprimento das metas qualitativas e quantitativas pontuadas no documento e definidas através de estudo conjunto.

O contrato terá vigência de 12 meses, com renovação automática até o limite de cinco anos. Assim, mensalmente, o HUAC receberá recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde, sendo estes vinculados ao alcance das metas. O valor total anual do repasse é de R$ 20.042.736,24.

Papel do HUAC no enfrentamento à Covid-19

O Secretário de Saúde de Campina Grande, Felipe Reul, falou sobre o papel do HUAC no enfrentamento à covid-19. “O Hospital Universitário tem nos dado um suporte incrível nesta pandemia do novo coronavírus. Na verdade, o HUAC é a retaguarda do Hospital Municipal Pedro I, e nos concedeu 12 leitos de UTI e 12 leitos de enfermaria, e, desde o início, o HUAC tem sido esse parceiro no combate à covid-19. Disponibilizando esses leitos, tratando os pacientes e curando, que é o principal, salvando vidas, e a gente fica muito feliz com essa parceria que sempre existiu entre o Hospital Universitário e a Secretaria Municipal de Saúde. Espero que essa parceria se prolongue por muitos e muitos anos porque só quem tem a ganhar é o usuário do SUS aqui na cidade”, afirmou.

(Ascom HUAC/UFCG)

Assunto(s): contratualização