Página inicial > Últimas Notícias > CDSA faz doação de álcool glicerinado 70% para o município de Sumé

CDSA faz doação de álcool glicerinado 70% para o município de Sumé

Foram produzido mais de 200 litros

• Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 10h27

O Projeto de Defesa Sanitária do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) finalizou a primeira etapa de produção do álcool glicerinado 70%, que será destinado à prevenção de trabalhadores da saúde do município de Sumé, do próprio campus e da população de Sumé à infecção do coronavírus.

A entrega do produto ao município foi realizada na quinta-feira (25), na prefeitura da cidade com apoio do Comitê Sanitário de Defesa Popular – CDSA/Sumé. Uma parte do álcool produzido também será doado à Associação de Bairros Unidos Venceremos que distribuirá o produto nas comunidades carentes do entorno de Sumé.

Para a produção do álcool glicerinado foram utilizados como insumos álcool etílico (doado pela Usina Japungú S/A), glicerol, peróxido de hidrogênio e embalagens de 1 litro e de 50 ml (doados pela Prefeitura Municipal de Sumé).

“Nesse primeiro momento produzimos mais de duzentos litros de álcool glicerinado e a nossa meta é para os próximos dias produzir mil litros, estamos apenas aguardando a doação do restante do álcool etílico que a usina se comprometeu em nos doar. O álcool glicerinado é antisséptico, fungicida e com poder bactericida”, disse a professora Ilza Brasileiro, que coordena o projeto juntamente com a professora Carolina Sá.

“É mais uma parceria entre a UFCG/CDSA e a Prefeitura de Sumé. Tem sido uma constante essa aplicação prática do conhecimento que é produzido na UFCG. A universidade tem sempre nos procurado e nós a ela também para trabalharmos de forma coletiva. Várias já foram as ideias vindas de lá, vários foram os projetos e as parcerias que formamos e hoje aqui firmamos mais uma. Agradeço ao professor Hugo Morais, diretor do CDSA, e a todos os professores, alunos, colaboradores da UFCG que têm propiciado conhecimento e ajuda para a comunidade de Sumé”, disse o prefeito de Sumé, Éden Duarte.

Equipe participante do Projeto de Defesa Sanitária

Equipe Técnica

Carolina Figueiredo de Sá

Ilza Maria do Nascimento Brasileiro