Página inicial > Últimas Notícias > UFCG entre as dez instituições que mais publicaram sobre área de Engenharia de Software
Computação

Estudo foi apresentado em Workshop Internacional, realizado virtualmente

• Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 13h50

Um levantamento realizado pela Universidade de Michigan-Dearborn, nos Estados Unidos, sobre Refatoração (Refactoring, do inglês), uma das áreas de pesquisa mais populares da Engenharia de Software, apontou a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como a 10ª instituição no mundo que mais publicou sobre o tema nos últimos 30 anos. O estudo foi apresentado pelo pesquisador Marouane Kessentini durante o 4º Workshop Internacional de Refatoração, ocorrido durante a 42ª Conferência Internacional de Engenharia de Software 2020, no último dia 29 de junho.

A pesquisa, realizada com 1.593 instituições de todo o mundo, apontou indicadores como países, universidades, autores e número de citações de trabalhos sobre Refatoração de maior destaque. Entre os autores que mais publicaram sobre o tema está o professor Rohit Gheyi, do curso de Ciência da Computação, colocando a UFCG na 6ª posição dentre as 15 universidades relacionadas, sendo a única instituição brasileira a figurar na lista, com 27 publicações e 939 citações. O Brasil aparece em 2° lugar na lista de países que mais apresentaram publicações na área, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Os resultados da pesquisa podem ser acessados no site https://slr.iselab.us/dashboard.

Trajetória

Na UFCG, o professor Rohit Gheyi é também coordenador do Projeto Olímpico do curso de Ciência da Computação, que vem capacitando anualmente mais de mil alunos de escolas públicas e privadas de vários municípios paraibanos, em disciplinas básicas  na área de Informática. Dentre os frutos da iniciativa, estão os resultados obtidos pela UFCG nas edições da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) desde 2010: já são 28 premiações, sendo 12 medalhas de ouro, quatro de prata, sete de bronze e cinco honras ao mérito.

Assunto(s): Computação