Página inicial > Últimas Notícias > Ciclo de palestras dedicado à formação do professor começa nesta terça
PALESTRAS

Ciclo de palestras dedicado à formação do professor começa nesta terça

Atividade online é direcionada ao ensino da Física, História e Filosofia da Ciência

• Publicado: Terça, 07 de Julho de 2020, 14h04

Tem início nesta terça-feira, 7, às 16h, o Ciclo de Palestras online em Ensino da Física, História e Filosofia da Ciência dedicados à formação do professor. A atividade é uma realização da Unidade Acadêmica de Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O evento será transmitido por meio do Google Meet. Os alunos presentes poderão requerer certificados de participação. Mais informações podem ser obtidas pelo email douglas@df.ufcg.edu.br

A palestra de abertura será realizada pelo professor Osvaldo Pessoa Junior, que atualmente é professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência da USP. Seus livros já venceram por duas vezes (2004 e 2011) o prêmio Jabuti de melhor livro de ciências exatas do Brasil.

Link de acesso: meet.google.com/mao-wvvq-jti

A programação segue até 14 de julho. Confira:

Quarta-feira, 08 de Julho de 2020

meet.google.com/auq-ruph-dcx

14h - Alexandre Campos (Professor da Unidade Acadêmica de Física da UFCG. Coordenador do grupo em pesquisas em ensino de física da UAF-UFCG. Coordenador do PIBID-Física)

16h - Nelson Studart (Professor aposentado do Departamento de Física da UFSCAR com passagem pela Universidade Federal do ABC. Ex editor e atual editor associado da Revista Brasileira de Ensino de Física. Pró-reitor da Sociedade Brasileira de Física que coordena o mestrado profissional em ensino de física. O professor Studart trará uma perspectiva de gamificação e metodologias ativas em sala de aula)

Quinta-feira, 09 de julho de 2020

meet.google.com/ejs-jbhu-ftu

14h - Glauco Ferreira da Silva (Professor Glauco é líder do Grupo de Pesquisa Perspectivas Sociais em Ensino de Ciências do CEFET-RJ em Petrópolis. Seus interesses são os processos de ensino-aprendizagem, as relações professor-aluno e a formação de professores de física)

16h - Elio Ricardo. (Professor da Faculdade de Educação da USP. Ex consultor do Ministério da Educação para a elaboração dos componentes curriculares de física no Ensino Médio. Membro de corpo editorial da revista Investigações em ensino de ciências. Experiência como docente em escolas de ensino médio e superior)

Sexta-feira, 10 de julho de 2020

meet.google.com/pez-asjp-xyt

14h - Cleci Werner (Professora Titular da Universidade de Passo Fundo-RS. Coordenadora do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado e Doutorado Profissional) e docente permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado Acadêmico) da UPF. Ex coordenadora nacional do PIBID para a Física. Editora e revisora de diversos periódicos da área de ensino de ciências)

16h - Ana Paula Bispo (Professora Titular do departamento de física da Universidade Estadual da Paraíba. Pesquisadora do grupo de pesquisa em ensino de ciências e educação matemática e do grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências da UEPB)

Segunda-feira, 13 de julho de 2020

meet.google.com/nig-kchi-kay

14h - João Vianney (Sócio e consultor da Hoper Educação (grupo consultoria educacional). Professor da Universidade do Alto do Rio do Peixe. Diretor do blog do ENEM. Ex professor da Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidade do sul de Santa Catarina e demais universidades. Foi coordenador nacional da Rede Interamericana de Formação em Educação a Distância e Telemática da Organização Universitária Interamericana. Foi coordenador do Laboratório de Educação a Distância da UFSC)

16h - Emanuel Nonato - à confirmar (Professor Titular do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia. Coordenador da LPq 4 - Educação, Currículo e Processos Tecnológicos do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB) e Vice-Líder do grupo de pesquisa Formação, Tecnologia, Educação a Distância e Currículo/ForTEC).

Terça-feira, 14 de Julho de 2020

meet.google.com/utz-eioc-gqj

14h - Cibelle Cellestino (Professora do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. Foi diretora do International History, Philosophy and Science Teaching Group (IHPST). Coordenou o Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC-USP). É Diretora da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC) e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade de São Paulo)

16h - Maurício Pietrocola (Professor Titular na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi vice presidente do International Comission on Physics Education. Foi membro correspondente internacional da equipe RESHEIS (Recherches Epistémologiques et Historiques sur les Sciences Exactes et Instituitions scientifiques).

Assunto(s): PALESTRAS