Página inicial > Últimas Notícias > Publicada resolução sobre Regime Acadêmico Extraordinário da UFCG
rae

Publicada resolução sobre Regime Acadêmico Extraordinário da UFCG

Documento dispõe sobre atividades autorizadas pela mediação das tecnologias digitais, além de outras possibilidades, durante o período da pandemia da COVID-19

• Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2020, 11h10
imagem sem descrição.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) publicou nessa quarta-feira, 15, a Resolução N° 6/2020, que regulamenta o Regime Acadêmico Extraordinário (RAE) e trata da oferta de atividades de ensino e aprendizagem remotas durante a execução do período suplementar 2020.3, no cenário de excepcionalidade sanitária provocada pela COVID-19.

Estão autorizadas as seguintes atividades: oferta de disciplinas em ambiente virtual de aprendizagem; orientação e defesa de trabalho de conclusão de curso; orientação de práticas e estágios, obedecendo às respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais; realização de seminários, palestras, minicursos online, lives, webinários, workshops, oficinas, eventos técnicos, científicos e culturais; e oferta e participação em cursos abertos e/ou à distância.

As atividades acadêmicas planejadas para o período letivo 2020.1, que estão suspensas por conta da pandemia, serão mantidas no Sistema de Controle Acadêmico Online (SCAO), sendo repactuadas quando houver possibilidade de retorno das atividades presenciais. O RAE não será ofertado para os ingressantes no período 2020.2.

Calendário

O calendário para efetivação do RAE está sendo elaborado e será divulgado dentro dos próximos 30 dias, bem como orientação de matrícula dos alunos interessados, uma vez que o período suplementar 2020.3 não é obrigatório. A previsão é que as atividades do RAE tenham duração de 3 meses e sejam finalizadas na primeira quinzena de dezembro.

Alunos em vulnerabilidade socioeconômica

Para os alunos em vulnerabilidade socioeconômica que desejam participar do RAE e precisam de auxilio para realizar as atividades, a UFCG aguarda posicionamento do Ministério da Educação (MEC), que através da Rede Nacional de Pesquisa ( RNP), está viabilizando a licitação com as operadoras para oferta de melhor pacote de internet. As regras para concessão do auxílio seguirão as mesmas já adotadas nos programas de Assistência Estudantil.

Educação Infantil e Ensino Médio

A oferta de Educação Infantil, feita na UFCG pela Unidade Acadêmica de Educação Infantil (UAEI), com crianças da creche e pré-escola, não será realizada por meio virtual. Serão enviadas às famílias sugestões de propostas interacionais de caráter lúdico, recreativo e criativo, na perspectiva do desenvolvimento e fortalecimento das dimensões afetivas e socioemocionais das crianças, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. A avaliação e acompanhamento do desenvolvimento, bem como reposição das aulas, deverão ocorrer apenas quando as atividades presenciais forem retomadas, podendo adentrar o ano de 2021.

Para a Unidade Acadêmica Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (UAETSC), estão previstas oferta de disciplinas, realização de seminários, palestras, minicursos online, lives, webinários, workshops, oficinas, eventos técnicos, científicos e culturais e oferta e participação em cursos abertos e/ou científicos. Será mantido o vínculo online com envio de sugestões de propostas de estudos, material, leituras e pesquisas.

O texto completo do RAE pode ser conferido aqui.

Assunto(s): rae