Página inicial > Últimas Notícias > Mais de cinco mil pessoas participaram do Festival Internacional de Música de CG
fimus

Edição online do evento foi encerrada neste domingo, dia 26

• Publicado: Segunda, 27 de Julho de 2020, 14h21

As atividades do XI Festival Internacional de Música de Campina Grande e o 4º FIMUS Jazz foram encerradas neste domingo, dia 26. O evento, que este ano aconteceu em formato virtual, foi realizado ao longo do mês de julho, contando com a participação de professores do Brasil, Suíça, Estados Unidos e Coreia.

Um dado a ser destacado foi o número de alunos participantes nos minicursos, que tiveram como foco a área da Educação Musical. Ao todo, mais de cinco mil inscritos de diferentes países da América Latina tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos em metodologias específicas, incluindo a abordagem Gazzi de Sá, Dalcroze, Orff e Willems.

O reitor da UFCG, Vicemário Simões, participou do encerramento do FIMUS. Na ocasião, destacou o trabalho coletivo de todos os que se empenham para a realização do Festival, sobretudo nesse momento tão difícil. O professor reiterou ainda o compromisso da UFCG em continuar realizando o evento. “Em nome da UFCG, parabenizo a todos os organizadores que fazem o evento e contribuíram para a consolidação do Festival. A música acalma a alma", disse.

O professor Carlos Alan Peres da Silva, diretor administrativo da Affins Produções, também falou sobre a importância do encontro e a amplitude do alcance das ações que foram realizadas ao longo do mês de julho. “Realizamos o Festival e o objetivo de chegarmos ao público foi alcançado independente do formato. A receptividade que tivemos é a prova disso”, destacou.

Para o diretor artístico do Festival, Vladimir Silva, esta foi uma experiência inédita e muito gratificante. “Certamente, as próximas edições do FIMUS serão mistas, combinando atividades presenciais e remotas, incluindo, desse modo, um maior número de alunos, professores, artistas e grupos. As ferramentas digitais, de modo geral, e a internet, em particular, são nossas aliadas no processo de democratização e difusão do conhecimento e de diferentes práticas musicais”, enfatizou o professor.

O último show do FIMUS ficou por conta do Duo Vieira, formado por Rebeca (voz) e Ricardo Vieira (violão de sete cordas), que interpretaram obras de Tom Jobim, Lupicínio Rodrigues e Sivuca, que foi um dos homenageados desta edição.

(Assessoria do evento)

Assunto(s): fimus