Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de alunos da UFCG converte informações da instituição em dados estatísticos
Início do conteúdo da página
datablo

Projeto de alunos da UFCG converte informações da instituição em dados estatísticos

Gráficos apresentam números de alunos ativos, reprovações, quantidade de graduados por período, entre outras informações 

  • Publicado: Terça, 28 de Julho de 2020, 15h41

Os estudantes Yohan Lopes, do curso Engenharia Mecânica, e Leonardo Veiga, do curso Ciência da Computação, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), criaram um perfil no Twitter no qual transformam informações sobre os cursos da instituição em dados estatísticos. Trata-se do Datablo https://twitter.com/datablo

 

Os dados são coletados no site da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) - https://pre.ufcg.edu.br/pre/dados-abertos e são organizados através de gráficos com informações sobre número de alunos ativos, reprovações, quantidade de graduados por período, entre outras.

 

“Só divulgamos dados que acreditamos ser do interesse de outros alunos de graduação. Informações mais técnicas serão discutidas em um trabalho escrito, que estamos desenvolvendo para estabelecer um perfil da UFCG, no que diz respeito aos cursos de graduação e analisar o impacto que a pandemia de Covid 19 terá nesses números”, revelam.

 

A ferramenta utilizada em todas as etapas de trabalho é a linguagem de programação R, desde a limpeza até a plotagem de gráficos. “O processamento dos dados leva tempo e vamos divulgando aos poucos, à medida que são lidos”, ressaltam.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): datablo
Fim do conteúdo da página