Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa da UFCG sinaliza tendência de crescimento de casos na Paraíba
covid 19

Pesquisa da UFCG sinaliza tendência de crescimento de casos na Paraíba

Brasil bateu recorde diário de casos na última semana

• Publicado: Terça, 04 de Agosto de 2020, 14h52
imagem sem descrição.

A tendência é que o número de novos casos confirmados pela Covid-19 no Brasil siga em crescimento na próxima semana. Essa foi a conclusão a que chegou o professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em novo relatório de pesquisa divulgado nesta terça-feira, dia 4. O trabalho analisa os dados da pandemia e estima os números da doença para a semana seguinte.

“A tendência de alta foi observada na semana que se passou, tendo, inclusive, o dia com maior recorde diário, de 69.074 casos. Esse aumento pode estar ligado ao relaxamento das atividades econômicas, ou à interiorização dos casos para as regiões sul e centro-oeste”, explicou o professor.

Por outro lado, segundo o autor do trabalho, o número de óbitos tende a seguir estável, sem grandes variações. No entanto, ainda contabilizando mais de mil mortos por dia no país. A Paraíba, por sua vez, também apresenta tendência de crescimento nos números até o próximo sábado, dia 8, apesar de se constatar menor velocidade.

Os números de casos para Brasil, São Paulo, Paraíba, João Pessoa e Campina Grande, projetados para esta semana, são, em ordem: 3,03 milhões; 625.022; 91.363; 23.256 e 11.428. Os óbitos, respectivamente, serão, aproximadamente, 100.719; 24.753; 1.999; 709 e 239.

O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Clique aqui para acessar o Relatório na íntegra.

(Ascom CCT/UFCG)

Assunto(s): covid 19