Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Comunicação Social lança web rádio
UFCG Conecta

Curso de Comunicação Social lança web rádio

Em fase experimental, a ideia do projeto é também  servir de campo de estágio no período suplementar 2020.3

• Publicado: Terça, 04 de Agosto de 2020, 16h52

Já está no ar, em fase experimental, a web rádio UFCG Conecta, um projeto do curso de Comunicação Social (Educomunicação) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O projeto idealizado pelo professor e coordenador do curso, Cláudio Messias, nasce com propósito de veicular informações sobre o cotidiano acadêmico de todos os campi da instituição, com produção de podcasts e vídeos.

A plataforma também servirá de campo de estágio para os estudantes do curso que se matricularem no período suplementar 2020.3, que será ofertado pela UFCG a partir de 1° de setembro de forma remota. “O projeto está sendo colocado em prática para que o maior número possível de discentes possa ser contemplado, pois há frentes de gestão técnica da plataforma, de produção de informativos e de gravação de podcasts. Não conseguiremos contemplar a todos, mas seremos, com certeza, mais uma opção para estágio supervisionado em home office, uma vez que em momento algum os discentes precisarão sequer sair de suas residências ou locais onde estejam alojados durante a pandemia”, destaca.

Nesta fase experimental, a web rádio está contando com a colaboração do professor Noujain Pereira, responsável pela disciplina “Práticas Educomunicativas em Rádio” e mais três alunos do curso. A expectativa dos coordenadores é que a plataforma se consolide e seja uma importante ferramenta de auxílio às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, além de estender a sua atuação para outros cursos num contexto multidisciplinar.

“O projeto nasce no curso de Comunicação Social/Educomunicação, deve ficar dois ou três semestres sob essa gestão, mas todos os cursos, seja no campus sede ou nos campi fora de sede, estão convidados a interagir e participar do aperfeiçoamento. O noticiário da web rádio tem foco nas atividades acadêmicas cotidianas da UFCG, que é uma instituição formada não só por oferta de ensino superior, mas também ensino infantil, ensino médio e ensino técnico, uma riqueza no perfil identitário da nossa instituição”, ressalta.

Um ponto interessante a destacar é que a rádio foi colocada no ar e toda interação entre os participantes foi feita, exclusivamente, online. “Devido à inviabilidade de ir a estúdio no campus sede, de acesso restrito na pandemia, fizemos captações de ‘voz’ do Google Tradutor, dentro do convênio institucional UFCG/G-Suite. Os efeitos sonoros das vinhetas são disponibilizados gratuitamente pela BBC Sound Effects. E, por ser em plataforma streaming, tanto a web rádio quanto a web TV, um projeto futuro, descartarão a necessidade de haver um computador, físico, que concentre todo o arquivamento, pois os conteúdos são, na integralidade, salvos em 'nuvem'”, revela.

A web rádio pode ser acessada através do endereço https://ufcgconecta.websitenoar.net/

Assunto(s): UFCG Conecta