Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores da PB criam ferramenta para prever surto de Covid-19
tecnologia

Pesquisadores da PB criam ferramenta para prever surto de Covid-19

Objetivo é notificar gestores com antecedência para que medidas de controles sejam realizadas

• Publicado: Quinta, 13 de Agosto de 2020, 12h15
imagem sem descrição.

Utilizando algorítmos e inteligência artificial, pesquisadores de Engenharia Elétrica, Ciências da Computação e Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da Universidade Estadual da Paraíba, (NUTES/UEPB), criaram uma ferramenta que tenta prever possíveis surtos de COVID-19 na Paraíba e notificar gestores com antecedências para que medidas de controle sejam realizadas.

A ferramenta apresenta, em formato de gráfico, a quantidade de casos acumulados, curva de tendência para os próximos sete dias e o intervalo de confiança. Os dados podem ser acessados em http://pgs.ufcg.edu.br. A partir de hoje, a cada dois dias, será divulgada uma nova tendência. Em breve, a equipe disponibilizará um gráfico para casos acumulados em Campina Grande e para os bairros da cidade.

Financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), o estudo faz parte do projeto de Detecção Georreferenciada de Surtos de COVID-19.

Os dados são obtidos através do Brasil.io, um repositório de dados públicos formado por voluntários, que diariamente compilam boletins epidemiológicos das 27 Secretarias Estaduais de Saúde e disponibilizam as informações com a série histórica de casos e óbitos confirmados por município, uma vez que o Ministério da Saúde não tem divulgado os boletins.

Assunto(s): tecnologia