Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de Pesquisa celebra Dia Internacional da Fotografia com programação online
Início do conteúdo da página
grão fino

Grupo de Pesquisa celebra Dia Internacional da Fotografia com programação online

 

  • Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 10h15

O Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF), formado por professores e pesquisadores da UFCG e da UEPB, está celebrando o Dia Internacional da Fotografia, neste 19 de agosto, com uma série de bate-papos online com fotógrafas e fotógrafos.

 

Serão cinco conversas ao vivo: quatro delas com profissionais que vão compartilhar experiências sobre as produções que têm ocorrido nesses tempos de isolamento social e outros projetos; e uma última com o lançamento da Grão Fino 2020, com a divulgação da programação deste ano. “A ideia é movimentar o Instagram com conteúdo de alta qualidade relacionado à fotografia. Assim, cumprimos também nosso papel social de promover uma cultura fotográfica inclusiva e acessível”, relata a professora Agda Aquino, integrante do grupo.

 

Todos os convidados para este dia especial já participaram de edições anteriores da Grão Fino: Semana de Fotografia, evento organizado anualmente em Campina Grande e que esse ano terá sua primeira versão online. “Nos últimos dois anos o evento se consolidou, atraindo um público maior e ampliando a sua abrangência com a participação de convidados de várias partes do país. Decidimos que esse espaço que conquistamos com muito esforço para debater a fotografia deveria ser mantido, por isso resolvemos realizar a Grão Fino em 2020, mas em versão totalmente online”, explica o professor Rostand Melo, membro da equipe organizadora.

 

Sobre a Grão Fino: Semana de Fotografia

 

Com as possibilidades proporcionadas pelo ambiente digital, o evento desse ano contará com profissionais de várias partes do país, dando a ele um caráter mais nacional, colaborando com a promoção do trabalho, da cultura e da pesquisa fotográfica. O encontro mantém as suas características principais: gratuidade e oferta palestras, mesas, debates e oficinas. “A Grão Fino surge em 2007 com uma ação promovida pelos próprios alunos. Nesta época, só queríamos aprender mais sobre fotografia. Dez anos depois o evento retoma e agora, como professores, seguimos no desejo de refletir e sentir os discursos imagéticos. Esta é nossa terceira edição de forma institucionalizada e os desafios são outros, esperamos que o cenário on-line nos aproxime e colabore para suavizar o isolamento”, conta a professora Cristianne Melo.

O encontro também é um espaço para que pesquisadores que abordam a fotografia como objeto de estudo possam discutir e difundir seus trabalhos. A chamada para submissão de artigos ficará aberta de 19 de agosto a 02 de outubro, e as inscrições serão feitas através do site do evento na plataforma Doity, que disponibiliza o modelo de submissão e as normas de envio. A III Grão Fino: Semana de Fotografia é uma ação conjunta dos cursos de Jornalismo da UEPB e Arte e Mídia da UFCG. A comissão organizadora está disponibilizando o e-mail graofino.foto@gmail.com para quem desejar manter contato e obter mais informações.

 

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA FOTOGRAFIA

 

Dia 19 de agosto
www.instagram.com/graofino.fotografia

12h - Convidada: Imara Queiroz
Tema: Ala Covid. Relato fotográfico no Hospital do Trauma de Campina Grande
Mediador: Fabiano Raposo

14h - Convidado: Rennan Peixe
Tema: Fotografia e decolonialidade
Mediadora: Agda Aquino

16h - Convidada: Ester Vasconcelos
Tema: Fotojornalismo independente na Pandemia
Mediador: Paulo Matias

18h - Convidado: Augusto Pessoa
Tema: Visagem, a fotografia nas mídias digitais
Mediador: Sóstenes Lopes

20h - Tema: Lançamento Grão Fino 2020
Com: Rostand Melo e Cristianne Melo


CALENDÁRIO GRÃO FINO 2020

 

19/08/20 – Divulgação da programação da III Edição do Grão Fino Semana de Fotografia (20hs, ao vivo, no Instagram @graofino.fotografia)
19/08/20 a 02/10/20 – Inscrição e submissão de trabalhos (artigos para os GTs) – no link: https://doity.com.br/graofino
20/10/20 – Resultado dos pareceres dos trabalhos submetidos
26/10/20 à 30/10/20 – Grão Fino Semana de Fotografia (Online)


GRUPOS DE TRABALHO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

 

GT1 - Fotografia documental, memória e fotojornalismo

Narrativas fotográficas documentais: gêneros, relatos, expressões, estética, história e memória. Contextos, desafios e representações da realidade social na imagem fotográfica documental e fotojornalística.

Profissionais, tecnologias, acessibilidade e processos educativos com a fotografia enquanto documento. Arquivos fotográficos, etnografia e antropologia visual.

GT2 - Fotografia Contemporânea

Narrativas fotográficas contemporâneas: usos, experimentações e criatividade. O diálogo da fotografia com as artes e suas expressões.

Artistas, meios, estética, educação, política, acessibilidade e outras práticas com a imagem fotográfica no contexto da contemporaneidade.
Reflexões sobre corpo, estilos e militâncias, bem como relatos de experiência com a fotografia contemporânea.

GT3 - Direção de Fotografia

Narrativas fotográficas audiovisuais: abordagens teóricas, estéticas, sociais, educacionais e experimentais na cinematografia. Trajetórias, equipamentos, estilos, inclusão e diálogos com outras áreas na fotografia cinematográfica. Análises fílmicas e relatos de experiência com foco na direção de fotografia no universo do cinema e do audiovisual.

 

Contato em Campina Grande: Professor Rostand Melo (83) 99113-1128
Contato em João Pessoa: Professora Agda Aquino (83) 99982-3013.

 

(Assessoria do evento)

registrado em:
Assunto(s): grão fino
Fim do conteúdo da página