Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFCG é eleito presidente da Nova Associação Brasileira de Regentes de Coros
música

Eleição aconteceu no último dia 7 de setembro, durante o Congresso Internacional de Regentes de Coros

• Publicado: Quinta, 10 de Setembro de 2020, 15h56

O professor Vladimir Silva, do curso de graduação em Música da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi eleito presidente da Nova Associação Brasileira de Regentes de Coros (ABRACO), entidade cujo objetivo é promover o canto coral, visando o incremento da qualidade das experiências artísticas e culturais de seus participantes. A eleição foi realizada durante o Congresso Internacional de Regentes de Coros, que aconteceu virtualmente nos últimos dias 5, 6 e 7 de setembro.

A chapa encabeçada pelo professor, intitulada “Abrace a ABRACO!”, venceu a eleição com 75% dos votos. Além de Vladimir, a equipe é formada por profissionais das outras quatro regiões do País: Gisele Cruz (vice-presidente, São Paulo-SP), Ana Lúcia Gaborim (1ª secretária, Campo Grande-MS), Márcio Buzatto (2º secretário, Porto Alegre-RS) e Fabiano Cardoso (tesoureiro, Manaus-AM).

Dentre as principais propostas para a gestão 2021-2024, destacam-se o mapeamento dos regentes e coros brasileiros, o estabelecimento de uma política contínua de formação para regentes, assim como a promoção da música coral nacional, no país e no exterior.

Durante a posse da nova diretoria, Vladimir colocou à disposição da entidade sua vasta experiência como regente e professor, bem como suas parcerias com diversas organizações na América do Norte, Europa, América Latina e África, com as quais tem desenvolvido projetos ao longo dos últimos 35 anos.

“A eleição coloca a Universidade Federal de Campina Grande no centro do movimento coral brasileiro, fato que exigirá de todos nós ainda mais dedicação, compromisso e empenho”, destacou.

Congresso

O Congresso Internacional de Regentes de Coros reuniu mais de mil maestros brasileiros, além de palestrantes dos Estados Unidos, Inglaterra e Venezuela. O evento contou com conferências, seminários e uma mostra coral, da qual participaram mais de 40 coros que apresentaram seus trabalhos em vídeo, no formato tradicional e virtual.

Assunto(s): música