Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador da UFCG dará entrevista sobre o Projeto Bingo
radiotelescópio

Pesquisador da UFCG dará entrevista sobre o Projeto Bingo

Programa Horizontes da Inovação, da Fapesq, será transmitido na próxima terça, dia 13, às 18h

• Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2020, 16h55

O pesquisador Amílcar Rabelo, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será o primeiro convidado do programa Horizontes da Inovação, programa de entrevistas por live que será transmitido a partir da próxima terça-feira, dia 13, às 18h, pelo canal da Fundação de Apoio à Pesquisa na Paraíba no Youtube: youtube.com/fapesqpb

Amílcar Rabelo é colaborador no Projeto BINGO (sigla em Inglês para Oscilações Acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro), que está construindo um radiotelescópio no Vale do Piancó, no Sertão paraibano. A região foi escolhida por ser um espaço geograficamente adequado e livre de poluição eletromagnética, sendo considerada a maior área de silêncio do Brasil.

O BINGO é um projeto internacional liderado pela Universidade de São Paulo (USP), com a participação de cientistas da UFCG, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de organismos internacionais do Reino Unido, Suíça, Uruguai, França e China.

O radiotelescópio ocupará uma área de 300 metros quadrados e contará com dois espelhos de aproximadamente 40 metros de diâmetro cada, sustentados por uma estrutura metálica de 80 toneladas.

Os dados fornecidos pelo radiotelescópio irão contribuir nos estudos sobre a formação do universo, indicando a distribuição das galáxias logo após o Big Bang.

A entrevista será conduzida pela jornalista Márcia Dementshuk, da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, e contará com o apoio da equipe técnica da Fapesq.

Horizontes da Inovação Entrevista
Dia 13/10/2020
Às 18h
www.youtube.com/fapesqpb

Amílcar Rabelo

- Físico com mestrado em Física pela UnB e doutorado em Física pela USP.
- Estágio de pós-doutoramento no Centro Internacional de Física da Matéria Condensada e no Departamento de Física Teórica de la Universidad de Zaragoza, Espanha.
- Foi professor da UnB.
- Hoje é professor da Unidade Acadêmica de Física da UFCG.
- Atua em diversas áreas de física teórica - aplicações de teoria quântica de campo em áreas como informação quântica, matéria condensada e altas energias.

Assunto(s): radiotelescópio