Página inicial > Últimas Notícias > UFCG registra segunda patente de fármacos em parceria com a Universidade de Gauhati
covid-19

• Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2020, 11h35

Os professores Glauciane Danusa Coelho e Rafael Trindade Maia, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé, integrantes do grupo de Biologia Computacional e Teórica da UFCG, depositaram no último dia 10 de outubro um registro de patente reivindicando uma composição farmacêutica a partir de substâncias ativas presentes no gengibre.

Também participam da pesquisa os professores Franklin Ferreira de Farias Nóbrega (UFCG/CDSA), Bruno Medeiros Roldão de Araújo (UFCG/CDSA), Juan Carlos Ramos Gonçalves (UFPB) e o doutor Arabinda Gosh (Universidade de Gauthi, India).

Através de ferramentas da bioinformática os pesquisadores encontraram evidências de que certas substâncias presentes no gengibre possam inibir uma proteína de replicação viral (NSP9) do novo coronavírus, e, portanto podem apresentar atividade virucida e/ou virustática (capacidade de exterminar vírus) contra o Sars-CoV-2. “A professora Glauciane teve uma brilhante ideia em fazer uma triagem destes compostos e testá-los por experimentos in silico”, ressalta Rafael Trindade Maia, líder do grupo de pesquisas. Experimentos in silico são realizados por meio da simulação computacional, que modela um fenômeno natural.

De acordo com os pesquisadores, os resultados, apesar de promissores, requerem mais testes, sobretudo ensaios laboratoriais e clínicos, que serão as próximas etapas da pesquisa.

“O grupo de pesquisas Biologia Computacional e Teórica agradece ao Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) e ao Observatório de Inteligência Tecnológica (OBITEC) da UFCG pelo apoio no registro do pedido de patente”.

(Assimp CDSA/UFCG)

Assunto(s): covid-19