Página inicial > Últimas Notícias > Dois cursos da UFCG recebem 5 estrelas em ranking do Estadão
Guia da Faculdade 2020

Dois cursos da UFCG recebem 5 estrelas em ranking do Estadão

Ciência da Computação e Engenharia de Materiais obtiveram conceito máximo. Outros 31 cursos obtiveram 4 estrelas (conceito muito bom)

• Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2020, 10h41

Os cursos de Ciência da Computação e de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus sede, obtiveram 5 estrelas (conceito máximo, excelente) na avaliação anual do Guia da Faculdade 2020, realizada pelo Estadão em parceria com a startup da área educacional Quero Educação. O resultado foi divulgado na última segunda-feira, dia 26.

Dos 53 cursos de graduação da UFCG avaliados, 31 (58,5%) receberam 4 estrelas, conceito considerado muito bom. Em 2019, 21 cursos obtiveram o desempenho no Guia, incluindo Ciência da Computação e Engenharia de Materiais, avaliados como excelentes este ano. Outros 20 cursos conquistaram 3 estrelas (bom), representando 37,7% do total avaliado.

Confira aqui o resultado.

Sobre a avaliação

Desde 2019, o Guia da Faculdade utiliza a metodologia de “avaliação por pares” para analisar a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. O desempenho leva em conta o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura dos cursos.

Mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro se cadastraram para atuar como avaliadores, que deram notas de 1 a 5 para cursos das suas áreas de formação. Os resultados finais da avaliação são divulgados anualmente pela equipe do Guia, que atua como um instituto de pesquisa nesse processo.