Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inaugurado novo Laboratório de Ensaios Magnéticos da UFCG
Início do conteúdo da página
física

Inaugurado novo Laboratório de Ensaios Magnéticos da UFCG

 

  • Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2020, 10h59

A Unidade Acadêmica de Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus sede, inaugurou na última semana, seu mais novo Laboratório de Ensaios Magnéticos. O laboratório permite fazer medidas magnéticas, elétricas e térmicas em materiais magnéticos variados, caracterizando diversos tipos de amostras.

 

Entre as novidades do projeto, pode-se citar a instalação do Magnetômetro de Amostra Vibrante, adquirido a partir de edital FINEP/UFCG e entregue em 2018. Esse equipamento proporcionará o fortalecimento das pesquisas em física experimental da UAF e de seu Programa de Pós-Graduação, além de ser utilizado em colaboração com pesquisadores da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais (UAEMa) e de outras universidades e institutos de pesquisa.

 

O Laboratório de Ensaios Magnéticos também possibilitará a formação de discentes e pesquisadores na área de materiais magnéticos, transformando a UFCG em um novo centro de formação de Física experimental na região Nordeste.

 

Os pesquisadores da própria UAF serão responsáveis pelas aferições, pelo agendamento e funcionamento do Laboratório de Ensaios Magnéticos. Serão eles os professores Lincoln Rodrigues Sampaio de Araújo, Kennedy Leite Agra e Rodrigo Lima.

 

Em breve será lançado um site do laboratório para facilitar o agendamento de medidas pelos usuários, informações sobre o funcionamento do laboratório e também a divulgação de artigos publicados e patentes depositadas.

 

Para maiores informações, clique aqui.

 

(Ascom CCT/UFCG)

registrado em:
Assunto(s): física
Fim do conteúdo da página