Página inicial > Últimas Notícias > Aluna da UFCG é finalista do Prêmio Jabuti 2020
fomento à leitura

Aluna da UFCG é finalista do Prêmio Jabuti 2020

Patrícia Araújo é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino. Ela idealizou o projeto “Desengaveta Meu Texto”

• Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2020, 14h05

Defender que todos têm o direito à expressão, condição necessária para que essa liberdade não seja um privilégio social apenas daqueles que pertencem ao mundo da escrita. Com esse objetivo, o Projeto “Desengaveta Meu Texto”, idealizado pela doutoranda Patrícia Silva Rosas de Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi finalista do Prêmio Jabuti 2020, na categoria Fomento à Leitura, eixo Inovação. A cerimônia de premiação foi realizada virtualmente nesta quinta-feira, 26.

Desenvolvido há cerca de três anos no município de Boqueirão-PB, o projeto de fomento à leitura, escrita e circulação do texto do aluno oportuniza novas experiências leitoras, cuja porta de entrada da escola é a biblioteca. Das vivências de sala de aula da professora Patrícia Rosas numa escola da zona rural da Paraíba, o “Desengaveta Meu Texto” cresceu e ganhou novos rumos. Bibliotecas fechadas, trancadas em banheiros e depósitos foram transformados em palcos de criação artístico-literários, que já beneficiaram mais de 2 mil crianças e jovens paraibanas.

Para Patrícia, a leitura não poderia ser reduzida a uma ação impositiva com vistas à obtenção de nota no final do bimestre escolar. A ideia é possibilitar novas experiências leitoras para além da obrigatoriedade de ser aprovado ou reprovado na escola, mostrando a alunos e professores a possibilidade de conhecer outros caminhos para obter bons resultados no fomento da leitura na escola.

Acesse aqui a página do projeto.

Patrícia concorreu ao Prêmio Jabuti com outros quatro finalistas. O vencedor da categoria foi o projeto Festa Literária das Periferias (FLUP), do Rio de Janeiro-RJ, idealizado por Julio Ludemir.

Prêmio Jabuti 2020

Criado há 62 anos, o Jabuti é considerado um dos maiores prêmios de literatura do Brasil. A edição 2020, que homenageou a escritora e poetisa Adélia Prado, contou com mais de 2,5 mil inscrições em todas as 20 categorias distribuídas em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. A cerimônia de premiação foi apresentada pela jornalista Maria Júlia Coutinho, com transmissão no canal da Câmara Brasileira do Livro (CBL) no YouTube.

Confira aqui a cerimônia.

Assunto(s): fomento à leitura