Página inicial > Últimas Notícias > Hospital Universitário de CG promove evento em alusão ao Dezembro Vermelho
huac

Hospital Universitário de CG promove evento em alusão ao Dezembro Vermelho

Taxas semanais percentuais de casos na Paraíba, João Pessoa e Campina Grande caíram

• Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2020, 12h05

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Rede Ebserh, realiza nesta terça, dia 1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à Aids - ação educativa com os colaboradores, como forma de aderir à campanha Dezembro Vermelho, de conscientização e combate à Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids).

O evento é uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em parceria com o setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), e tem como objetivo reforçar os cuidados por meio de informações, visando a prevenção dos profissionais do hospital contra infecções sexualmente transmissíveis. Para isso, foi montado um stand no hall do Centro Cirúrgico com várias atividades lúdicas, além da demonstração de uso e entrega de preservativos.

De acordo com a presidente da Cipa do HUAC, Danúbia Dantas, a campanha é muito importante para maiores esclarecimentos sobre a prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis.

“Além da Ação Educativa deste dia 1º (Dia Mundial de Luta Contra a Aids), a Cipa desenvolveu um cronograma de ações para a conscientização e incentivo à prevenção da Aids e outras DST´s para os colaboradores do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) durante o mês de dezembro. Essa ação irá percorrer setores e alas desta Unidade de Saúde, priorizando o acesso das informações aos colaboradores, mas também, beneficiará pacientes e acompanhantes. Desse modo, conseguindo alcançar um maior número de pessoas, atingindo públicos variados. Também procuramos trabalhar no combate ao preconceito, causado pelo estigma e pela falta de informações”, explicou.

CIPA

A Campanha de Prevenção da Aids está prevista na Norma Regulamentadora 5 (NR - 5) como uma das atribuições da CIPA: “participar, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, de Campanhas de Prevenção da AIDS, tendo por objetivo a divulgação, aos colaboradores, de conhecimentos sobre medidas preventivas contra a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida por AIDS/SIDA.

Dezembro Vermelho

Em novembro de 2017, foi publicada no Diário Oficial a Lei 13.505, que criou oficialmente "a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho".

(Ascom HUAC/UFCG)

Assunto(s): huac