Hospital Universitário de CG promove evento em alusão ao Dezembro Vermelho
Taxas semanais percentuais de casos na Paraíba, João Pessoa e Campina Grande caíram
O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Rede Ebserh, realiza nesta terça, dia 1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à Aids - ação educativa com os colaboradores, como forma de aderir à campanha Dezembro Vermelho, de conscientização e combate à Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids).
O evento é uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em parceria com o setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), e tem como objetivo reforçar os cuidados por meio de informações, visando a prevenção dos profissionais do hospital contra infecções sexualmente transmissíveis. Para isso, foi montado um stand no hall do Centro Cirúrgico com várias atividades lúdicas, além da demonstração de uso e entrega de preservativos.
De acordo com a presidente da Cipa do HUAC, Danúbia Dantas, a campanha é muito importante para maiores esclarecimentos sobre a prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis.
“Além da Ação Educativa deste dia 1º (Dia Mundial de Luta Contra a Aids), a Cipa desenvolveu um cronograma de ações para a conscientização e incentivo à prevenção da Aids e outras DST´s para os colaboradores do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) durante o mês de dezembro. Essa ação irá percorrer setores e alas desta Unidade de Saúde, priorizando o acesso das informações aos colaboradores, mas também, beneficiará pacientes e acompanhantes. Desse modo, conseguindo alcançar um maior número de pessoas, atingindo públicos variados. Também procuramos trabalhar no combate ao preconceito, causado pelo estigma e pela falta de informações”, explicou.
CIPA
A Campanha de Prevenção da Aids está prevista na Norma Regulamentadora 5 (NR - 5) como uma das atribuições da CIPA: “participar, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, de Campanhas de Prevenção da AIDS, tendo por objetivo a divulgação, aos colaboradores, de conhecimentos sobre medidas preventivas contra a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida por AIDS/SIDA.
Dezembro Vermelho
Em novembro de 2017, foi publicada no Diário Oficial a Lei 13.505, que criou oficialmente "a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho".
(Ascom HUAC/UFCG)
Redes Sociais