Página inicial > Últimas Notícias > Livro de professora da UFCG recebe menção honrosa em concurso da ONU
biodiversidade do solo

Livro de professora da UFCG recebe menção honrosa em concurso da ONU

Obra de Adriana de Fátima Vital aborda a proteção à biodiversidade do solo

• Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 14h43

Um livro de autoria da professora Adriana de Fátima Vital, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé, recebeu certificado de menção honrosa no Contest Children's Book, concurso científico de livro infantil realizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) e Parceria Global do Solo (GSP), lançado no âmbito do Dia Mundial do Solo 2020.

Intitulado Learning about soil biodiversity with the worm Paspim (Aprendendo sobre a biodiversidade do solo com a minhoca Paspim, em inglês), o livro trata sobre a vida das minhocas e de outros organismos do solo, tendo como protagonista a mascote do Projeto Solo na Escola/UFCG, a minhoca Paspim. A arte gráfica é de Diogo dos Santos Oliveira, agroecólogo, membro do Grupo de Pesquisa Educação em Solos, coordenado pela professora.

O concurso teve como lema "Manter o solo vivo, proteger a biodiversidade do solo". O objetivo foi promover o conhecimento científico do solo, aumentar a conscientização sobre as ameaças representadas pela perda da biodiversidade do solo e estimular atividades educacionais e o engajamento de educadores e cientistas do solo.

O livro ficou entre os 30 primeiros selecionados, entre mais de 100 propostas de 60 países do mundo. Está disponível para download no site da FAO ( http://www.fao.org/world-soil-day/bookcontest/contest-results/en/ ).

(Assimp CDSA/UFCG)