Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aluno da UFCG vence Prêmio Expocom 2020 da Intercom
Início do conteúdo da página
educomunicação

Aluno da UFCG vence Prêmio Expocom 2020 da Intercom

Trabalho de Jefferson Valentim foi orientado pela professora Kellyanne Alves

  • Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 11h23

Um jogo desenvolvido por um aluno do curso de Comunicação Social (habilitação em Educomunicação) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) venceu o Prêmio Expocom 2020 (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) na categoria Produção Transdisciplinar, com o melhor roteiro de games.

 

O evento é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e a premiação ocorreu durante o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020), no último dia 10, em formato virtual.

 

A pesquisa experimental foi desenvolvida pelo estudante Jefferson Valentim para a disciplina Linguagem Visual Gráfica, sob a orientação da professora Dra. Kellyanne Alves. O roteiro do game, intitulado Yaci: A lenda do nascer da noite, é inspirado na lenda do surgimento da noite, escrita por Maria do José Castro Alves no livro Lendas e Mitos do Brasil.

 

De acordo com a orientadora, o roteiro do jogo foi elaborado com base nas estratégias educomunicativas pensadas a partir da ética de Michel Foucault. O objetivo é o jogador, de forma lúdica, compreender seu interior para depois compreender como atuar melhor coletivamente na sociedade e agir de forma ética.

 

Resumo do jogo

 

No início de tudo, não existia a noite, apenas o Sol. A tribo Iny estava morrendo de queimaduras e tendo seus membros escurecidos pelo calor do Sol. Aruanã, a pedido da esposa Tuila, vai em busca de libertar a noite que está guardada com a feiticeira Boiuna. Na jornada, Aruanã enfrenta diversos monstros, feiticeiros e seus próprios conflitos internos, questionando-se acerca da importância de sua jornada para ele próprio e para tribo, até o momento que encontra Boina e terá que decidir se salva sua tribo libertando a noite ou foge com Tuila.

 

(Ascom UFCG, com dados da Unidade Acadêmica)

registrado em:
Assunto(s): educomunicação
Fim do conteúdo da página