Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da UFCG lançam podcasts sobre a Base Nacional Comum Curricular
educação

Alunos da UFCG lançam podcasts sobre a Base Nacional Comum Curricular

Projeto Desengavetando a BNCC: Rotas de leitura foi produto final de disciplina do curso de Letras

• Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 11h23

Apresentar a professores e atores sociais uma referência de interpretação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) através do podcast, gênero cujo consumo para circulação de informações e ideias deu um salto durante a pandemia. O desafio, encarado por alunos do curso de licenciatura em Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) durante as aulas remotas do Regime Acadêmico Extraordinário (RAE), teve como fruto a série de podcasts Desengavetando a BNCC: Rotas de leitura.

Desenvolvida como trabalho final da disciplina eletiva Estudos de Currículo, ministrada pela professora Denise Lino, com suporte do estagiário docente Paulo Ricardo Ferreira, a série é composta por 10 episódios de cerca de 10 minutos cada um. Os áudios tratam do histórico da BNCC, desde leitura, produção textual e oralidade, a eixos como análise linguística/semiótica, campo artístico-literário e cultura digital. Participaram do projeto 18 anos do segundo e sétimo períodos do curso de Letras do campus Campina Grande.

“As leituras focalizaram o próprio documento, críticas aos seus fundamentos, apresentação dos eixos e campos do componente Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e as relações da BNCC com outros documentos curriculares”, explicou a professora Denise Lino no episódio de abertura da série.

Além de prestar um serviço à comunidade, reunindo e sistematizando as leituras sobre a BNCC, documento fundamental para a Educação Básica Brasileira, a iniciativa fez com que os licenciandos colocassem em prática competências indicadas no documento, a exemplo de curadoria, protagonismo, gêneros midiáticos, trabalho em grupo e socialização de conhecimentos.

A série de podcasts está hospedada na homepage do Projeto Desengaveta Meu Texto, idealizado pela doutoranda Patrícia Silva Rosas de Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE). A iniciativa, cujo objetivo é estimular a leitura e a escrita entre alunos e professores da Educação Básica, foi finalista do Prêmio Jabuti 2020, na categoria Fomento à Leitura, eixo Inovação.

Ouça aqui a série “Desengavetando a BNCC: Rotas de leitura”.

Assunto(s): educação