UFCG concede título de doutora Honoris Causa à pesquisadora Rita Coelho
A honraria foi concedida na última sexta, dia 18, pelas importantes contribuições na área de Educação Infantil
Na última sexta-feira, dia 18, o Colegiado Pleno da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) concedeu o título de doutora Honoris Causa à socióloga e pesquisadora Rita de Cássia de Freitas Coelho, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A honraria, proposta pela Unidade Acadêmica de Educação Infantil (UAEI), foi concedida à pesquisadora pelas suas importantes contribuições na articulação, implementação e regulamentação de políticas públicas voltadas à Educação Infantil.
No dossiê que justifica a concessão do título, enviado ao Conselho Administrativo (Consad), a professora Fernanda Leal, coordenadora do Centro de Humanidades (CH), destacou que foram pontuados três aspectos importantes da atuação da pesquisadora que impactaram diretamente na UFCG: a política nacional para organização das unidades de Educação Infantil; a eleição da UFCG para a coordenação regional da primeira pesquisa nacional que investigou a oferta e a demanda de Educação Infantil para crianças residentes em territórios rurais; e a inclusão da UFCG no curso em rede de especialização em Docência na Educação Infantil.
“Várias ações tiveram as universidades como importantes parceiras. Isso faz com que reconheçamos a sua atuação, que potencializa as instituições, dando um outro lugar à Educação Infantil. Para nós, foi uma alegria ter o reconhecimento desse título para uma profissional que tem uma reverberação no que diz respeito aos efeitos positivos de suas ações na unidade mais antiga do CH, que é a UAEI, com 42 anos”, destacou a professora Fernanda.
Trajetória
Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rita Coelho possui ampla experiência na formulação, implementação e regulamentação de políticas de Educação Infantil.
Em sua trajetória de engajamento na área, foi consultora de vários estados, municípios e organismos internacionais, a exemplo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Além disso, foi uma das articuladoras de criação do Movimento InterFóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), do qual é membro; e presidente da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação.
Entre os anos de 2007 a 2016, exerceu o cargo de coordenadora geral da Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC). Atualmente é coordenadora da equipe de avaliação da Educação Infantil no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) da UFJF.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais