Página inicial > Últimas Notícias > ProfÁgua abre inscrições para seleção de mestrandos
Campus Sumé

ProfÁgua abre inscrições para seleção de mestrandos

O mestrado profissional oferece 18 vagas e inscrições são “online”

• Publicado: Terça, 19 de Janeiro de 2021, 13h45

Serão realizadas de 20 de janeiro a 19 de fevereiro próximo, as inscrições para o Processo Seletivo 2021 para candidatos ao Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). No total, são 243 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas. No Campus de Sumé (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido-CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande são oferecidas 18 vagas.

A inscrição será “online” e deverá ser feita na página do ProfÁgua/Unesp.

O processo seletivo terá as seguintes fases: Avaliação da Proposta de Projeto de Pesquisa (PPQ), com nota de 0 a 10,00; (Caráter eliminatório); Prova de Títulos (PTC) com base em currículo documentado, com nota de 0 a 10,00; Avaliação da Apresentação do Projeto de Pesquisa por Vídeo (PAV), com nota de 0 a 10,00 e; A avaliação da Proposta de Projeto de Pesquisa (PPQ) que será conduzida por dois avaliadores que analisarão a proposta.

"Esse ano não haverá prova escrita, apenas projeto de pesquisa (eliminatório) e apresentação do projeto de pesquisa em vídeo a ser enviado para um e-mail específico que consta no edital", destacou o diretor do CDSA e coordenador do programa na UFCG, professor Hugo Morais de Alcântara.

O Curso

O ProfÁgua visa proporcionar uma formação teórica e prática aos profissionais e pesquisadores da área de recursos hídricos, aprimorando suas competências pessoais e profissionais, com o intuito de melhor qualificá-los para lidar com os problemas associados às questões mais complexas da gestão e regulação das águas no país. É um curso presencial, com utilização de tecnologias de informação e comunicação aplicadas a Educação a Distância (EaD) e Ensino Remoto Emergencial (ERE), para o desenvolvimento de parte das atividades acadêmicas.

Os candidatos que forem aprovados no processo seletivo serão regularmente matriculados no PROFÁGUA em cada Instituição de Ensino Superior Associada previamente escolhida e farão parte do corpo discente da pós-graduação dessa IES. À essa instituição cabe, entre outras atribuições, a administração do curso e a emissão do Diploma de Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, uma vez cumpridos todos os requisitos para conclusão do curso. O curso deverá ser integralizado no prazo máximo de 24 meses, para obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos.

Acesse o edital aqui.

(Assimp CDSA/UFCG)