Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFCG é aprovada em organização internacional de patrimônio e documentação
MEMBRO EXPERT

Carta de aceite foi recebida nessa quarta-feira, dia 20. Alcilia é um dos 108 membros de todo o mundo a integrar a lista

• Publicado: Quinta, 21 de Janeiro de 2021, 13h18

A professora Alcilia Afonso, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi aprovada como membro expert da organização internacional de patrimônio e documentação CIPA Heritage Documentation. A carta de aceite foi recebida por e-mail nesta quarta-feira, dia 20.

Para a aprovação, a professora e pesquisadora - que acumula mais de 30 anos de experiência na área de preservação do patrimônio brasileiro e nordestino -, teve sua candidatura avaliada por um comitê da organização. Entre os critérios, o CIPA levou em consideração o currículo de Alcilia e a recomendação da presidência do Icomos Brasil, um organismo consultor global ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), ao qual a professora é vinculada. O processo todo durou cerca de seis meses.

“Como coordenadora do Comitê Nacional de Documentação do Icomos Brasil e, agora, membro expert do CIPA, irei lutar pela presença brasileira nas discussões de ações mundiais de preservação de nosso patrimônio mundial e, especificamente, o nosso brasileiro. Um orgulho para mim e para a nossa Universidade”, declarou Alcilia, que ainda acrescentou seguir batalhando por ações como o uso de ferramentas digitais, novas tecnologias, aparelhamento dos órgãos de documentação e capacitação de mão de obra na área.

Com a aprovação, a professora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Arquitetura e Lugar (Grupal), integra uma lista de 108 membros expert de todo o mundo vinculados à organização internacional CIPA.

Confira aqui a carta de aceite.

Assunto(s): MEMBRO EXPERT