Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da UFCG são finalistas de concurso nacional do Instituto Claro
campus mobile

Alunos da UFCG são finalistas de concurso nacional do Instituto Claro

Matheus Gomes e Gabriel Santos são graduandos em Engenharia Agrícola. Juntamente com Luciano dos Santos, da UEPB, desenvolveram o aplicativo HidroponUP

• Publicado: Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 17h41

Dois estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão entre os finalistas da 9ª edição do Programa Campus Mobile, concurso nacional de inovação e empreendedorismo promovido pelo Instituto Claro que incentiva universitários e recém-formados a construírem soluções com impacto social por meio de aplicativos. O anúncio foi feito na última sexta-feira, dia 5.

Matheus Gomes e Gabriel Santos são graduandos em Engenharia Agrícola. Juntamente com Luciano dos Santos, graduando em Estatística na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolveram o projeto HidroponUP, com o qual concorrem com outros dois projetos finalistas na categoria Smart Farms.

A primeira etapa do concurso (semana imersiva) contou com 198 participantes de 68 universidades de todo o Brasil. Os três projetos finalistas de cada categoria agora disputam o primeiro lugar para ganhar, além de prêmio em dinheiro, uma viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para conhecer empresas de sucesso na área de tecnologia. O resultado da final será divulgado até o dia 5 de maio.

O HidroponUP, que contou com a colaboração e orientação do professor Dr. Rafael Costa Silva, da UFCG, é um aplicativo direcionado a produtores de hidroponia cujo objetivo é minimizar os custos através da automação na verificação e controle dos parâmetros, proporcionando acesso aos dados em tempo real, diminuindo a mão de obra, auxiliando na tomada de decisão e evitando possíveis erros humanos.

A hidroponia é uma técnica de cultivo de plantas que não utiliza o solo. As raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

Assunto(s): campus mobile