Página inicial > Últimas Notícias > Campina Grande e Paraíba registram maior número de novos casos de Covid desde julho
pandemia

Número de óbitos também apresenta alta nos registros. "Está havendo um relaxamento que não condiz com nossa realidade", alerta pesquisador da UFCG.

• Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 09h12

A Paraíba e Campina Grande apresentaram maior número de novos casos de Covid-19 em uma semana desde julho de 2020. É o que mostra o relatório de pesquisa divulgado nesta terça-feira, dia 23, pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Segundo os dados investigados no trabalho, pode-se perceber que os números de novos casos semanais em Campina Grande vêm seguindo uma linha crescente desde novembro no ano passado.

“É uma constante e preocupante trajetória de aumento no número de casos, desde o final de novembro. Alguns fatores certamente estão contribuindo diretamente para isso, a começar pela falta de consciência de muitas pessoas quanto à gravidade da doença e à necessidade de proteção e isolamento. Está havendo um relaxamento que não condiz com nossa realidade”, comentou o professor. “As comemorações de carnaval, por exemplo, certamente estão sendo refletidas nesses últimos dias, dado o período em que se registraram as aglomerações, sem falar da possível disseminação da nova Cepa do vírus”, completou.

Segundo o relatório, é divulgado ainda que também está crescente o número de óbitos decorrentes da Covid-19. João Pessoa, Campina Grande e o próprio Estado da Paraíba como um todo apresentaram alta nos registros.

Segundo o trabalho, a previsão é que a Paraíba chegue, até o próximo sábado (27/2), aos 218.858 casos da doença, registrando 4.457 mortes. Campina Grande deve alcançar os 19.958 casos totais, com 577 óbitos.

O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Para acessar o Relatório na íntegra, clique aqui.

(Ascom CCT/UFCG)

Assunto(s): pandemia