Página inicial > Últimas Notícias > Projeto da UFCG de inclusão digital é selecionado em edital europeu
violência contra a mulher

Projeto da UFCG de inclusão digital é selecionado em edital europeu

Iniciativa vai beneficiar grupos de Campina Grande e Medellín, na Colômbia

• Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 09h18

Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em abril de 2020 - um mês após o início da pandemia de Covid-19 -, o número de denúncias de violência contra a mulher recebidas pelo canal Ligue 180 aumentou quase 40% em relação ao mesmo mês de 2019.

Uma das barreiras para sair de relacionamentos abusivos muitas vezes é a dificuldade das mulheres na inserção no mercado de trabalho e a obtenção da independência econômica. Pensando nisso, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vem desenvolvendo um projeto de extensão que visa identificar lacunas de habilidades digitais das mulheres vítimas de violência, propondo mecanismos para desenvolvimento de e-competências (e-skills) e empoderamento feminino com vistas à sua trabalhabilidade. A iniciativa foi selecionada recentemente em um edital europeu de incentivo a ações de inclusão digital.

Desenvolvido por meio de um convênio entre a UFCG e a Fundação espanhola Carolina, através do Edital Digitalización Inclusiva y sostenible en América Latina, o projeto Coopetição Social Digital: Skill Gaps para a e-trabalhabilidade em Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, coordenado pela professora Adriana Fumi Chim Miki, irá beneficiar mulheres em situação de vulnerabilidade social em Campina Grande e região, além de prever ações junto a um grupo na cidade de Medellín, na Colômbia.

“A importância do projeto é pensar a universidade enquanto instituição com um papel social além do formativo, e direcionar projetos que possam ter impacto social, focados em contribuir com os problemas de uma sociedade, que certamente passam pelo eixo da transformação digital”, destaca a professora Adriana Fumi Chim Miki.

Entre as ações a serem desenvolvidas estão a identificação do perfil socioeconômico e das possibilidades e desejos das mulheres em termos de inserção no mercado de trabalho; a oferta de oficinas de capacitação para o mercado de trabalho digital, a exemplo de Marketing Digital, e-Business, capacitação para atuar remotamente nas áreas de recepção e secretaria, vendas online, digital influencer, entre outras. A iniciativa terá como produto final um plano de ação que poderá ser replicado a outras universidades latino-americanas para atuar no problema social.

O projeto ocorrerá em parceria com a Organização Social de Campina Grande “Parecia Amor”, conduzida pela psicóloga Mayvonne Coelho de Morais, e será operacionalizado via Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqtcPB).

Integram a equipe pesquisadores de três universidades colombianas e uma espanhola, respectivamente: Alexander Zuñiga Collazos (Universidad de San Buenventura de Cali); Auta Inês Medeiros Lucas D’Oliveira (Universidad de San Buenaventura de Medellín); Marysol Castilo Pallacio (Pontíficia Universidad Javeriana); e Christina Oliveira Mattos (Universidad de Las Palmas de Gran Canaria). Na UFCG, cinco professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) fazem parte do time de pesquisa: Alex Bruno Ferreira Marques do Nascimento; Edvan Cruz Aguiar; Fernando Schramm; Vanessa Schramm; e Adriana Fumi Chim Miki; além de dois estudantes egressos do PPGA.