Página inicial > Últimas Notícias > Projeto da UFCG e UEPB monitora casos de Covid-19 por mapeamento
mgeocov2

Projeto da UFCG e UEPB monitora casos de Covid-19 por mapeamento

Plataforma digital é de acesso público

• Publicado: Quarta, 17 de Março de 2021, 09h14

Uma plataforma digital de acesso público foi lançada pelo projeto “Monitoramento do SARS-CoV-2 em águas residuárias produzidas pela população da cidade de Campina Grande (PB): Indicadores de mapeamento georreferencial e disseminação da Covid-19”, uma parceria entre professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O objetivo é monitorar e disponibilizar informações sobre a Covid-19 no município.

O projeto é coordenado pelos professores José Tavares e Beatriz Ceballos, da UEPB, Rafael Trindade Maia (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA/UFCG) e Magnólia de Araújo Campos (Centro de Educação e Saúde - CES/UFCG).

A equipe do projeto elaborou e disponibilizou a plataforma com informações sobre a doença em Campina Grande, Paraíba e no Brasil. Para acessar gratuitamente as informações basta ir ao site https://mgeocov2cg.herokuapp.com/principal. A plataforma é dinâmica e será atualizada continuamente conforme novas informações sejam obtidas.

Os dados iniciais foram fornecidos por Miguel Dantas, responsável pela gerência da Secretaria de Vigilância Epidemiológica de Campina Grande, e consistem em números de casos confirmados por testes sorológicos e RT-PCR na população do município desde o início da pandemia até o dia 18 de janeiro deste ano. Novos dados serão incluídos a medida que a equipe tiver acesso aos novos casos da doença.

A próxima etapa do projeto será testar amostras de esgoto para SARS-CoV-2 e disponibilizar os resultados na plataforma. O projeto é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e conta com a colaboração da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

(Assimp CDSA/UFCG)

Assunto(s): mgeocov2