Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFCG vai proferir palestra em evento internacional
música

Professor da UFCG vai proferir palestra em evento internacional

Vladimir Silva debaterá a hegemonia eurocêntrica e a inclusão de repertórios populares nos cursos de música. Seminário online acontecerá na próxima quarta-feira, 24

• Publicado: Sexta, 19 de Março de 2021, 09h59

Minorias: Igualdade ou Equidade. Esse é o tema do seminário que acontecerá na próxima quarta-feira, 24, das 11h às 15h (Horário de Brasília), na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), na cidade de Vila Real, em Portugal. O evento poderá ser acompanhado pela internet.

Promovido pelo Movimento Mudar, o seminário contará com a participação do professor Vladimir Silva, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), como palestrante, além de Dom Manuel Linda (Bispo da cidade do Porto), Rosário Gamboa (Deputada da Assembleia da República Portuguesa), Sandra Pereira (Eurodeputada) e pesquisadores de diversos países.

Na ocasião, Vladimir irá refletir sobre a necessidade de expandir os repertórios dos cursos de música, incluindo outras tradições musicais a fim de dissolver a hegemonia eurocêntrica, os limites entre erudito e popular e, por fim, valorizar práticas que historicamente têm sido marginalizadas pela academia e excluídas das salas de concerto.

Atualmente, o professor Vladimir Silva, que é diretor artístico do Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, desenvolve pesquisa sobre a música tradicional moçambicana e suas relações com o Brasil.

Mais informações: https://movimentomudar.com/

(Ascom UFCG, com informações do evento)

Assunto(s): música