Página inicial > Últimas Notícias > Óbitos por Covid-19 diminuem, mas casos voltam a aumentar na Paraíba, aponta pesquisa
pandemia

Relatório também analisa impacto da vacinação sobre faixas etárias

• Publicado: Terça, 13 de Abril de 2021, 08h22
imagem sem descrição.

Nesta segunda-feira, dia 12, o professor Josenildo Brito de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), divulgou novo Relatório de Pesquisa sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil, na Paraíba e especificamente em Campina Grande. Segundo o trabalho, o número de óbitos no Estado diminuiu na última semana, apesar de a curva de novos casos no gráfico ter voltado a subir, especialmente com relação aos mais jovens.

“A partir deste relatório, incluímos ainda uma nova sessão no trabalho, para verificar o impacto da vacinação sobre faixas etárias. Por exemplo, percebe-se que, na faixa superior aos 80 anos, o percentual de óbitos realmente foi reduzido, mas é necessário mais tempo para determinar se a queda é efetivamente em função da vacinação, ainda muito incipiente no estado, ou se de fato o vírus está avançando sobre os mais novos. Analisando os dados, a segunda situação me parece mais clara”, explicou o professor.

Até o próximo sábado, 17, estima-se que a Paraíba alcançará os 279.329 casos totais, registrando 6.444 óbitos. Já Campina Grande deve chegar aos 25.713 casos, com 736 mortes decorrentes da pandemia.

O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também conta com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui.

(Ascom CCT/UFCG)

Assunto(s): pandemia