Página inicial > Últimas Notícias > UFCG colabora com a criação da Fundação de Patrimônio Cultural de Campina Grande
preservação

Instituição está dando apoio na minuta jurídica da entidade e digitalização de documentos

• Publicado: Sexta, 21 de Mai de 2021, 15h50

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através da professora Alcília Afonso de Albuquerque (Kaki Afonso) do curso de Arquitetura e Urbanismo, está colaborando com a Prefeitura Municipal (PMCG) na criação da Fundação de Patrimônio Cultural de Campina Grande.

A ideia é que a fundação seja instrumento de preservação da memória de Campina Grande e promova o desenvolvimento em áreas de relevante importância histórica da cidade.

"Juntamente com a assessoria jurídica da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transparência (Seplan), revisei toda a minuta jurídica da entidade, indicando os caminhos e os termos científicos corretos para a escrita do documento, uma assessoria técnica na área de patrimônio cultural, que foi acatada de forma muito cordial por todos, e selecionei alunos e pesquisadores da UFCG para integrar o projeto", detalha a professora.

Os alunos selecionados estão trabalhando sob orientação da professora no inventário do patrimônio campinense, organização e digitalização do acervo existente nas dependências da Seplan.

A fundação, em processo de estruturação, funcionará temporariamente no Teatro Elba Ramalho. A minuta de criação será enviada em breve à Câmara Municipal de Campina Grande.

Para a professora, a parceria entre a UFCG e a Prefeitura é muito saudável e mostra a importância da pesquisa, extensão universitária em prol do desenvolvimento urbano regional e local. "Universidade e cidade trabalhando juntos", ressalta, revelando ainda outras ações. "Também estou organizando todo nosso acervo de projetos arquitetônicos realizados pelo nosso Grupo de Pesquisa Arquitetura e Lugar (Grupal), desenvolvidos em edifícios históricos campinenses, entre eles, o Pátio da Estação Nova Ferroviária, a área das Boninas, o CAIC José Joffilly, o Capitólio, o Eldorado, etc. Para desenvolvermos em busca de recursos junto à Prefeitura e outras parcerias".

Assunto(s): preservação