Professor da UFCG é eleito secretário regional
Diogo Lopes de Oliveira terá um mandato de dois anos
O professor Diogo Lopes de Oliveira, do curso de Comunicação Social (Educomunicação) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi eleito secretário regional na Paraíba da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Dos 51 votos possíveis, ele obteve 28 votos a favor para um mandato de dois anos.
Entre as atribuições dos secretários regionais estão a elaboração do plano anual de atividades, realização de ações de divulgação científica, articulação de redes e colaborações entre instituições, além de fortalecer a ciência e a tecnologia no Estado.
O objetivo do professor à frente da Secretaria é aumentar a representatividade das instituições científicas e fomentar a divulgação da ciência. “ É preciso mostrar a importância dos estudos realizados dentro das nossas universidades, institutos de pesquisa e escolas, combater as fake news, o negacionismo e o obscurantismo”, destaca.
Os planos para quando a pandemia acabar é mostrar que a ciência está em todos os lugares. “É necessário mostrar que a ciência tem uma relação direta com o bem-estar, que o exercício pleno da cidadania anda de mãos dadas com a democracia. Pretendo levar especialistas para as comunidades, praças e praias. Quero resgatar a importância das comunidades tradicionais paraibanas, que produzem conhecimentos valiosos”, diz.
Eleição
O processo de votação da SBPC começou no dia 3 de junho, quando a Comissão Eleitoral encaminhou a todos os sócios ativos votantes as instruções para votar. A apuração foi realizada na última terça-feira, 22 de junho.
Com 60% de participação – o maior índice dos últimos dez anos – foram eleitos membros da Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais. O filósofo e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, será o novo presidente da entidade em substituição a Ildeu de Castro Moreira.
(Ascom UFCG com dados da SBPC)
Redes Sociais