Página inicial > Últimas Notícias > É da UFCG o Ramo Estudantil Exemplar do Brasil
ieee

É da UFCG o Ramo Estudantil Exemplar do Brasil

Grupo de alunos conquistou ainda dez outras premiações em nível nacional

• Publicado: Terça, 29 de Junho de 2021, 10h10

Alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) brilharam mais uma vez entre as representações estudantis que se destacaram na Reunião Nacional de Ramos Estudantis e Reunião Nacional de Young Professionals do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (Institute of Electrical and Electronic Engineers - IEEE), realizada online entre os últimos dias 18 e 20.

Além de conquistarem novamente o prêmio de Ramo Estudantil Exemplar do Brasil, por atividades realizadas durante o ano de 2020, os estudantes receberam dez outras premiações em nível nacional:

- 1º lugar na categoria Grupo de Afinidade Estudantil Exemplar, com o Grupo de Afinidade Mulheres na Engenharia (IEEE WIE UFCG);
- 1º lugar na categoria Capítulo Técnico Estudantil Exemplar, concedido ao Capítulo Estudantil de Robótica e Automação (IEEE RAS UFCG);
- 2º lugar na categoria Capítulo Técnico Estudantil Exemplar, concedido ao Capítulo Estudantil de Potência e Energia (IEEE PES UFCG);
- 1º lugar na categoria Projetos Educacionais com RES For Kids, realizado pelo grupo IEEE PES UFCG;
- 2º lugar na categoria Projetos Educacionais com a RevIEEEsta, projeto do Ramo Estudantil;
- 1º lugar na categoria Cooperação Inter-Ramos com IEEE RAS WEEK, realizado pelo grupo IEEE RAS UFCG;
- 2º lugar na categoria Cooperação Inter-Ramos com PELS Day, realizada pelo Capítulo Estudantil de Eletrônica de Potência e Aplicações Industriais (IEEE PELS/IAS UFCG);
- 2º lugar na categoria Desenvolvimento de Membresias com o TrainIEEE 2.0, projeto do Ramo Estudantil;
- 2º lugar na categoria Sustentabilidade e Responsabilidade Social com a Doação de Computadores, projeto do Ramo Estudantil;
- 2º lugar na categoria Atividade Técnica com APS Convida, realizada pelo Capítulo Estudantil de Antenas e Propagação (IEEE APS UFCG).

"O Ramo Estudantil IEEE UFCG se consolida cada vez mais como referência no país. Todas as premiações, em especial a de Ramo Exemplar do Brasil, são motivos de muita alegria e orgulho, pois são um valioso reconhecimento de todo esforço e dedicação, principalmente neste período pandêmico, no qual, mais do que nunca, tem sido necessário nos reinventarmos para mantermos a excelência do trabalho desenvolvido”, comemorou Larissa Lima, presidente do Ramo Estudantil na UFCG.

Ramo Estudantil

Formados por estudantes de graduação e pós-graduação, os ramos estudantis IEEE atuam na promoção de eventos e atividades, como workshops, minicursos, palestras e visitas técnicas, com o objetivo de contribuir para a melhoria do nível acadêmico, profissional e humanitário de seus membros, promover uma maior integração entre os estudantes e sua futura profissão, além de incentivar a liderança, responsabilidade, criatividade, iniciativa e trabalho em grupo.

O Ramo Estudantil IEEE UFCG tem como tutor o professor Edmar Candeia Gurjão. Conta com mais de 120 voluntários ativos, divididos em capítulos estudantis que desenvolvem atividades técnicas de áreas tecnológicas específicas como Potência e Energia (PES), Eletrônica de Potência e Aplicações na Indústria (PELS/IAS), Antenas e Propagação (APS), Robótica e Automação (RAS) e Teoria e Técnicas de Microondas (MTTS) e além disso, possui um Grupo de Afinidade que busca incentivar e engajar Mulheres na Engenharia (WIE).

Sobre o IEEE

O IEEE é a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço tecnológico. Possui mais de 350 mil sócios no planeta, em mais de 160 países, sendo aproximadamente 117 mil estudantes. Os membros do IEEE inspiram a comunidade global através de publicações, citações, normatizações tecnológicas, além de atividades profissionais e educacionais. Sua sede mundial fica em Nova Jersey, nos EUA.

Assunto(s): ieee