Página inicial > Últimas Notícias > Proposta de criação da Unidade Acadêmica de Música é aprovada em assembleia
graduação

Proposta de criação da Unidade Acadêmica de Música é aprovada em assembleia

Projeto segue para avaliação das instâncias superiores da UFCG

• Publicado: Quarta, 07 de Julho de 2021, 14h46

Em assembleia realizada na última segunda-feira, dia 5, na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAMi), docentes, discentes e técnico-administrativos aprovaram a proposta de criação da Unidade Acadêmica de Música (UNAMUS), por meio do desmembramento da UAAMi. O projeto segue para avaliação das instâncias superiores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

De acordo com o professor Vladimir Silva, desde 2014 a ideia já vem sendo estudada e ao longo deste percurso foram realizadas várias reuniões com o intuito de definir o perfil da UNAMUS e também instruir o processo adequadamente, com base na legislação vigente da UFCG.

“Os professores de Música, por conta da vasta produção acadêmica, científica e artística no cenário nacional e internacional, sentem que a área já está consolidada e com condições de se estabelecer como Unidade, com autonomia política, administrativa e didático-pedagógica” destaca.

A expectativa, é que com a criação da Unidade, sejam desenvolvidas políticas específicas para o crescimento e fortalecimento das atividades de extensão, dos cursos de graduação em Música e seus grupos musicais; a criação de uma Pós-Graduação em Música; e a busca contínua da excelência acadêmica a nível local, nacional e internacional.

“Esperamos que todo o processo tramite ao longo deste segundo semestre e que, no retorno às aulas presenciais, provavelmente no primeiro semestre de 2022, a UNAMUS já esteja funcionando regularmente”, diz Silva.

Histórico

A Licenciatura e o Bacharelado em Música da UFCG foram criados como parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), em 2008. Na época, foram adquiridos instrumentos musicais e contratados professores e técnicos para atender às demandas dos cursos. A UNAMUS deverá ser composta por 15 professores e cinco técnicos.

O Festival Internacional de Música de Campina Grande, a Orquestra de Câmara da UFCG e o Coro de Câmara de Campina Grande são alguns dos exemplos das atividades e grupos atrelados ao coletivo de professores, alunos e técnicos da nova unidade.

Assunto(s): graduação