Página inicial > Últimas Notícias > UFCG conquista Medalha de Ouro da Maratona SBC de Programação
computação

UFCG conquista Medalha de Ouro da Maratona SBC de Programação

Com resultado, equipe da UFCG disputará a fase mundial da competição, que reúne apenas 1% dos melhores times e universidades do mundo

• Publicado: Segunda, 12 de Julho de 2021, 10h34
imagem sem descrição.

Mais uma vez, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) reafirma sua excelência na área do ensino de Computação. Desta feita, foi a conquista da Medalha de Ouro da Maratona SBC de Programação, realizada no último sábado, dia 10, de forma online, pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

A equipe “O amarelo é impostor”, formada pelos alunos de graduação Daniel de Matos, Emerson Lucena e João Marcos, resolveu 10 dos 14 problemas, obtendo a primeira colocação geral da competição nacional e a quarta colocação na América Latina.

Com o resultado, a equipe da UFCG disputará a fase mundial da competição, a International Collegiate Programming Contest (ICPC World Finals), que reúne apenas 1% dos melhores times e universidades do mundo.

Na fase nacional, a maratona contou com a participação de 799 equipes de 196 instituições. Ao todo, mais de 50 mil estudantes, de mais de 3 mil instituições, em mais de 100 países, competiram em regionais em todo o planeta.

"Essa é a quinta vez que a UFCG ganha a medalha de ouro na competição, mas é a primeira vez que conquistamos a primeira colocação geral, em 25 edições", comemora o professor Rohit Gheyi, coordenador do Projeto Olímpico do curso de Ciência da Computação.

A Maratona de Programação da SBC é a maior competição nacional de programação para alunos da graduação até o primeiro ano do mestrado. Até hoje, a UFCG conquistou dez medalhas na competição, sendo cinco de ouro (2011, 2014, 2015, 2018, 2020), duas de prata (2016, 2017) e três de bronze (2000, 2013, 2017).

Quanto à ICPC World Finals, a UFCG já disputou sete vezes: na Polônia, quando foi campeã latino americana em 2012, e na Rússia, Marrocos, Tailândia, Estados Unidos, China e Portugal, quando obteve menção honrosa em 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019, respectivamente.

Nos últimos onze anos, equipes do Projeto Olímpico da UFCG já conquistaram 56 medalhas e menções honrosas em competições nacionais e internacionais.

Assunto(s): computação