Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFCG é designada para compor o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia
mcti

Francilene Garcia representa produtores e usuários de ciência e tecnologia

• Publicado: Sexta, 06 de Agosto de 2021, 10h40

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) designou na edição da terça-feira, dia 3, do Diário Oficial da União, os novos membros do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). Dentre os novos componentes do conselho está a professora Francilene Garcia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que atuará como representante dos produtores e dos usuários de ciência e tecnologia. Ela é suplente de Reginaldo Arcuri, com mandato de dois anos.

"O CCT terá um papel importante na formulação dos rumos da Política Nacional de Ciência e Tecnologia. Então, é uma honra fazer parte e expressar as demandas dentro do nosso contexto regional e local, tentando buscar a redução de desigualdades em termos de investimentos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Fiz parte desse conselho no período de 2015 e 2018, quando presidi o Fórum Nacional de Secretários Estaduais de CT&I. Então, retorno agora com muita esperança de que a nossa ciência brasileira possa alçar novos rumos ", disse a professora.

O reitor Antônio Fernandes disse estar orgulhoso com a participação da UFCG no conselho nacional - “o que referenda a importância da instituição no campo da Ciência e Tecnologia, e também inovação” -, e que a professora é reconhecidamente gabaritada “para o importante papel de discutir políticas públicas para o desenvolvimento do país nestas áreas”. “Creio que toda comunidade acadêmica da UFCG exalta essa nomeação e legitima Francilene Garcia como expoente do nosso corpo docente”, finalizou.

O conselho

O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia é o órgão de assessoramento superior do Presidente da República para a formulação e a implementação da política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico. Dentre suas atribuições constam propor planos, metas e prioridades de governo referentes à ciência e tecnologia, com as especificações de instrumentos e de recursos, efetuar avaliações relativas à execução da política nacional de C&T e opinar sobre propostas ou programas que possam causar impactos à política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico, bem como sobre atos normativos de qualquer natureza que objetivem regulamentá-la.

Perfil

A professora Francilene Garcia possui graduação em Ciências da Computação (1987), mestrado em Ciência da Computação (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Foi pesquisadora visitante de 1996 a 1999 na Tsinghua University, Pequim, China, e atuou como secretária executiva de CT&I junto ao Governo do Estado da Paraíba (2011-2018), cumpriu mandato como presidente do CONSECTI (2015-2018) e conselheira do CCT, da FINEP e do CGI.br (2015-2018).

Atuou ainda como diretora geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (2007-2016), cumpriu mandato como presidente da ANPROTEC (2012-2015) e conselheira do CDN/SEBRAE (2012-atual).

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processos de Desenvolvimento de Produtos de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, internacionalização de produtos e serviços de software, e sistemas de apoio à decisão e governança da Internet.

Assunto(s): mcti