Página inicial > Últimas Notícias > Educação híbrida é tema de rodada de conversa promovida pela UFCG

Educação híbrida é tema de rodada de conversa promovida pela UFCG

Atividade é uma ação conjunta da Pró-Reitoria de Ensino e da Coordenação de Educação a Distância

• Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 17h31

Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participaram na segunda-feira, dia 23, da II Rodada de Conversa Institucional promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e pela Coordenação de Educação a Distância (CEaD).

Com o tema Educação Híbrida no ensino superior: estratégias e desafios, a atividade online contou com a palestra do professor Daniel Mill, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que trabalha com estudos e pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens. Na ocasião, ele definiu a Educação Híbrida face aos demais conceitos que circundam a Educação em nosso país, a exemplo da: Educação Presencial, Educação a Distância, Educação Remota, Educação não Presencial e Educação Emergencial.

Para o pesquisador, a Educação Híbrida surge como um cenário de luz no fim do túnel. “É uma oportunidade de pensarmos a Educação neste momento mais turbulento de pandemia e no pós-pandemia. Acreditamos que a Educação Híbrida será uma herança deste momento “, diz.

Durante sua explanação, o pesquisador explorou diferentes modos de pensar e fazer a Educação Híbrida, instigando os ouvintes a se questionarem sobre o que querem para o aluno com o qual trabalha ou ainda como desafiá-lo em termos de aprendizagem. Essas questões provocam, de acordo com Mill, a adoção de diferentes metodologias que colocam o pedagógico e não o tecnológico em primeiro plano e, com isso, convida os professores a pensarem a oportunidade de unirem as oportunidades de uma Educação Híbrida com algumas práticas presenciais, otimizando espaço e tempo.

Em sua fala, ele destaca que a melhor tecnologia é aquela que te faz alcançar o objetivo pedagógico. “ É a que te faz alcançar mais alunos, mais aprendizagem, e não necessariamente a que te possibilita dar um show de aula com tecnologia inovadora e o aluno não aprende nada", reflete.

Acesse aqui para assistir à apresentação completa.

Assunto(s): ensino