Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFCG registra herbário do Curimataú Paraibano no Index Herbariorum
Início do conteúdo da página
campus cuité

UFCG registra herbário do Curimataú Paraibano no Index Herbariorum

Botânicos do mundo inteiro passam a ter acesso a informações sobre a flora regional2

  • Publicado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 08h21

A coleção do Herbário do Centro de Educação e Saúde (HCES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité, que reúne um acervo de 2.157 espécimes de plantas nativas da caatinga do Curimataú Paraibano, faz parte, desde o último dia 16, do patrimônio mundial de plantas com o registro oficial no Index Herbariorum (IH).

 

O diretório reúne informações sobre as coleções dos principais herbários do mundo, gerenciado pela Associação Internacional para a Taxonomia Vegetal e Jardim Botânico de Nova York, nos Estados Unidos.

 

Até então, espécimes tipo e plantas com registro de nova ocorrência para a Paraíba eram depositados no JPB (UFPB) e na UFRN. Com o registro no IH, será possível repatriar e manter esses espécimes no HCES.

 

Segundo o professor Carlos Alberto Garcia Santos, curador do HCES, o registro do herbário representa uma visibilidade do CES/UFCG numa ampla escala mundial e também mostra um avanço científico do campus Cuité na área da Botânica.

 

"Este registro torna nosso herbário acessível à comunidade científica mundial e, portanto, nosso Centro passa a ser um local de referência para a flora regional. Podemos receber autoridades em pesquisa botânica do Brasil e do mundo, abrindo também portas para parcerias e investimentos futuros", afirmou.

 

Confira aqui o registro no IH.

 

(Ascom CES/UFCG)

registrado em:
Assunto(s): campus cuité
Fim do conteúdo da página