Pesquisadores da UFCG homenageiam compositor paraibano Reginaldo Carvalho
Apresentação acontecerá nesta sexta, dia 27, às 19h30min no YouTube
Pesquisadores do curso de Música da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lançarão às 19h desta sexta-feira, dia 27, um vídeo em homenagem ao compositor paraibano Reginaldo Carvalho, que completaria 89 anos nesta data.
Assista aqui.
O vídeo foi produzido pelo Grupo de Pesquisas Unificadas em Artes e Música (GRUNAMUS) e Herança Cultural: patrimônio, memória e representação, ambos também ligados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenados pelos professores Vladimir Silva e Cleisson de Castro Melo, respectivamente.
A valsa "Tristemente" foi composta por Reginaldo Carvalho em 1947, na localidade Cruzeiro, região de Guarabira, brejo paraibano. A peça, originalmente escrita para piano, foi transcrita para violão a partir de três manuscritos esboçados pelo próprio compositor, num trabalho desenvolvido por Éwerson de Carvalho Santos sob a orientação do professor Vladimir Silva, especialista na obra de Reginaldo Carvalho, como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). A culminância da pesquisa resultou na edição da partitura, até então desconhecida do grande público, a publicação de um artigo e um vídeo, produzido por Vinicius Silva, aluno do curso de Mídias Digitais, da UFPB, e que integra o GRUNAMUS. O dia 27 de agosto foi escolhido como forma de homenagear a memória do compositor, que completaria 89 anos nesta data.
Sobre o homenageado
Reginaldo Carvalho (Guarabira-PB, 1932 - João Pessoa-PB, 2013) é pioneiro na composição musical eletroacústica em nosso país. Estudou sob a direção de Heitor Villa-Lobos, Paul Le Flem e Pierre Schaeffer, no Brasil e na França. Escreveu música para teatro, cinema, grupos vocais e instrumentais, tendo atuado como regente e educador em várias localidades.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais