Página inicial > Últimas Notícias > HUAC é selecionado para integrar projeto do Ministério da Saúde
Segurança do Paciente

HUAC é selecionado para integrar projeto do Ministério da Saúde

O projeto visa reduzir as infecções e melhorar a Segurança do Paciente no âmbito do SUS

• Publicado: Quinta, 02 de Setembro de 2021, 12h03
imagem sem descrição.

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi selecionado pelo Ministério da Saúde para integrar o projeto “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”.

O projeto é composto por 204 instituições de saúde e tem como objetivo reduzir as infecções e melhorar a Segurança do Paciente. Assim, durante dois anos, a equipe de uma das UTIs do HUAC contará com suporte educativo com a finalidade de aprimorar as práticas seguras na Unidade.

Através da iniciativa do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e da Superintendência, o HUAC realizou a inscrição no projeto.

“Estamos muito felizes em participar do projeto Saúde em Nossas Mãos, porque acreditamos que será uma oportunidade que a nossa instituição terá de melhorar os seus processos assistenciais, buscando mitigar a incidência de infecção nosocomial dentro da UTI. Sabemos que essa participação demandará um esforço a mais da equipe para o cumprimento das metas que serão estabelecidas, mas o engajamento demonstrado antes do início da implantação do projeto não só pela equipe mas também pela Superintendência e Gerência de Atenção à Saúde nos impulsiona a enfrentar os desafios que possam surgir em prol da segurança do usuário que se encontra sendo assistido”, afirmou a chefe do Setor de Qualidade, Andreia Barros.

Após reunião com os integrantes do projeto para o repasse da dinâmica de funcionamento, a abertura oficial dos trabalhos aconteceu no dia 30 de agosto.

Dia Mundial da Segurança do Paciente

No dia 17 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Pacientes. O tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano foi "Cuidado materno e neonatal seguro", assim, o slogan da campanha é: "Aja agora para um parto seguro e respeitoso".

(Ascom HUAC/UFCG)