Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Hospital Veterinário da UFCG utiliza impressora 3D em cirurgias
Início do conteúdo da página
campus patos

Hospital Veterinário da UFCG utiliza impressora 3D em cirurgias

Equipamento foi adquirido para materializar ossos artificiais e planejar os procedimentos cirúrgicos 

  • Publicado: Quarta, 15 de Setembro de 2021, 14h08
imagem sem descrição.

Já está em uso no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Patos, a impressora 3D adquirida para planejar e otimizar as cirurgias dos animais realizadas no local.

 

Com um investimento de R$ 6 mil, o equipamento materializa imagens tridimensionais a partir de tomografia computadorizada e foi adquirido pelo médico veterinário Renato Otaviano no intuito de produzir ossos artificiais para cirurgias como desvios angulares, luxações de patela, ossos curtos, entre outros procedimentos. Além destas funcionalidades, o equipamento também consegue imprimir peças articuladas e para aparelhos, guias para perfuração de broca, etc.

 

De acordo com o médico veterinário, é possível imprimir tomografias do mundo inteiro apenas pelo envio do arquivo pela internet. Para ele, “é de extrema importância ter essa impressora para se prevenir erros durante o procedimento cirúrgico tanto em Medicina Veterinária quanto Medicina Humana. Além disso, é uma ótima forma de aprendizado”, ressalta.

 

Recebem atendimento no Hospital Veterinário da UFCG quase mil animais por mês, entre cães, gatos, caprinos, equinos e bovinos.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): campus patos
Fim do conteúdo da página