Hospital Veterinário da UFCG utiliza impressora 3D em cirurgias
Equipamento foi adquirido para materializar ossos artificiais e planejar os procedimentos cirúrgicos
Já está em uso no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Patos, a impressora 3D adquirida para planejar e otimizar as cirurgias dos animais realizadas no local.
Com um investimento de R$ 6 mil, o equipamento materializa imagens tridimensionais a partir de tomografia computadorizada e foi adquirido pelo médico veterinário Renato Otaviano no intuito de produzir ossos artificiais para cirurgias como desvios angulares, luxações de patela, ossos curtos, entre outros procedimentos. Além destas funcionalidades, o equipamento também consegue imprimir peças articuladas e para aparelhos, guias para perfuração de broca, etc.
De acordo com o médico veterinário, é possível imprimir tomografias do mundo inteiro apenas pelo envio do arquivo pela internet. Para ele, “é de extrema importância ter essa impressora para se prevenir erros durante o procedimento cirúrgico tanto em Medicina Veterinária quanto Medicina Humana. Além disso, é uma ótima forma de aprendizado”, ressalta.
Recebem atendimento no Hospital Veterinário da UFCG quase mil animais por mês, entre cães, gatos, caprinos, equinos e bovinos.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais