Página inicial > Últimas Notícias > Vice-reitor da UFCG se reúne com presidente da Capes para ações de expansão da pós-graduação
programas e bolsas

Na ocasião, Mário Eduardo Mata destacou a relevância das pesquisas para o desenvolvimento regional

• Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 15h43

O vice-reitor e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mario Eduardo Mata, se reuniu na última sexta-feira, dia 1°, em Brasília, com a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes), Cláudia Queda de Toledo, e Zena Martins, diretora da Programas e Bolsas, apresentando demandas para ações de expansão da pós-graduação da universidade.

Na ocasião, o professor Mário destacou a relevância da UFCG para o desenvolvimento da região do interior paraibano e no cenário nacional, falou sobre o protagonismo da instituição no registro de patentes e o elevado percentual de doutores por habitantes na cidade de Campina Grande.

Para ele, ainda há muitas áreas a serem desenvolvidas, a exemplo da agricultura e rebanho de caprinos. "Precisamos entender melhor o bioma Caatinga, que é fonte de produtos ainda não trabalhados e importante para o desenvolvimento do País”, destacou, agradecendo o apoio fundamental da Capes para a pós-graduação da UFCG, motivando a permanência de mestres e doutores na região.

As demandas apresentadas pelo vice-reitor serão analisadas pela presidente da Capes, que ressaltou o exemplo da UFCG para o progresso regional. "A UFCG mostra como uma universidade pode contribuir para o desenvolvimento local ao entender a realidade e as necessidade regionais, formar pessoal qualificado e melhorar a qualidade de vida da população”, disse.

Parceria

Atualmente, a UFCG tem 223 bolsistas da Capes no mestrado e 140 no doutorado. A instituição também integra Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG – Semiárido), que tem como foco a formação de recursos humanos altamente qualificados e o fomento de pesquisas voltadas ao desenvolvimento social, econômico e tecnológico da região Semiárida brasileira.

(Ascom UFCG com dados da Capes)

Assunto(s): programas e bolsas