Página inicial > Últimas Notícias > Governo da Paraíba anuncia investimento de R$ 11 milhões para construção do radiotelescópio Bingo
ciência

Secretários visitaram a UFCG, que integra o projeto internacional

• Publicado: Quarta, 13 de Outubro de 2021, 16h45

O Governo da Paraíba investirá R$ 11 milhões no Radiotelescópio Bingo, projeto internacional que conta com a participação de cientistas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O anúncio foi feito pelo próprio governador João Azevedo, na última sexta-feira, dia 8, em solenidade na Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. “É essa a forma de demonstrarmos o respeito pela ciência”, disse o governador.

Representando a UFCG, estiveram presentes ao anúncio o vice-reitor e pró-reitor de Pós-Graduação, Mário Eduardo Mata, e o secretário de Planejamento, Vinícius Farias.

"Expresso, em nome do reitor Antonio Fernandes, a nossa gratidão pela parceria oferecida pelo Governo do Estado, por meio das secretarias e da Fapesq, em viabilizar o desenvolvimento da ciência e tecnologia na Paraíba, em colaboração com a UFCG", comentou Vinícius Farias. Na ocasião, o reitor se encontrava em Brasília, em viagem oficial.

O Bingo é um projeto internacional que conta com a participação de cientistas da UFCG, Universidade de Brasilia (UnB), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de organismos internacionais da África do Sul, China, EUA, França, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai.

Visita à UFCG

No mesmo dia, os secretários de Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, Rubens Freire (Executiva de C&T) e o presidente da Fapesq-PB, Roberto Germano, visitaram o Laboratório de Metrologia (Labmet), no campus sede da UFCG, onde estão sendo desenvolvidos projetos integrantes da colaboração para a construção do radiotelescópio Bingo e onde está instalado um dos radiotelescópios auxiliares (outriggers) do Bingo, conhecido como Uirapuru, que tem o formato de uma “antena corneta”.

“Um conjunto de 28 cornetas iguais a esta estarão no Bingo, com a finalidade de explorar aspectos da matéria escura, entre outros estudos. Mas esta corneta sozinha, o Uirapuru, tem a característica para estudo de pulsares conhecidos, que é outro objeto de estudos”, explicou o professor da UFCG, Luciano Barosi, coordenador da colaboração Bingo na Paraíba. Através do Uirapuru, tanto estudantes quanto pesquisadores fazem testes, treinamentos e se familiarizam com a tecnologia.

Bingo

O radiotelescópio Bingo (sigla em Inglês para Oscilações Acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro) ocupará uma área de 300 metros quadrados e contará com dois espelhos de aproximadamente 40 metros de diâmetro cada, sustentados por uma estrutura metálica de 80 toneladas.

Está sendo instalado no município de Aguiar, no Sertão paraibano, no Vale do Piancó. A região foi escolhida por ser um espaço geograficamente adequado e livre de poluição eletromagnética, sendo considerada a maior área de silêncio do Brasil.

O Bingo tem o objetivo de ser um dos primeiros do mundo a estudar cosmologia e astrofísica usando a faixa de rádio, inaugurando uma nova janela de observações do nosso universo. Com o radiotelescópio, será possível medir a expansão do universo e inferir sobre as propriedades da energia escura, podendo indicar a distribuição das galáxias logo após o Big Bang.

(Ascom UFCG, com dados da Fapesq-PB. Foto: Diego Rodrigo)

Assunto(s): ciência