Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para Exame Nacional de Residência começam nesta quarta
medicina

Inscrições para Exame Nacional de Residência começam nesta quarta

O HUAC está ofertando 29 vagas e o HUJB, oito vagas

• Publicado: Terça, 19 de Outubro de 2021, 14h50

Começam nesta quarta-feira, dia 20, as inscrições do Exame Nacional de Residência (Enare 2021), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O Exame conta com a adesão de 81 instituições de todo o país, ofertando mais de 3,2 mil vagas das áreas médica, multi e uniprofissional.

Os hospitais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão ofertando 37 vagas para as áreas médicas, sendo 29 para o Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande, e oito para o Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras.

O HUAC está ofertando vagas para Clínica Geral (2), Clínica Médica (8), Ginecologia e Obstetrícia (3), Infectologia (3), Pediatria (5), Cirurgia Geral R3 (1), Medicina Intensiva Pediátrica (1), Oncologia Pediátrica (2) e Endocrinologia e Metabologia (4). Já para o HUJB as oito vagas ofertadas são para a área de Medicina da Família e Comunidade.

As inscrições acontecem até 20 de novembro e devem ser realizadas online no site https://enare.ebserh.gov.br/. A taxa custa R$ 270. No ato da inscrição, o candidato deve escolher onde fará a prova, que acontecerá dia 12 de dezembro em todas as capitais e mais 23 cidades brasileiras.

Além da prova escrita, o candidato também passará por uma avaliação curricular, equivalente a 10% da nota final.

A nota final, após recursos, sai dia 02 de fevereiro de 2022. Os candidatos terão de 03 a 07 de fevereiro para escolher o seu local de atuação. O resultado da primeira oportunidade de admissão sai dia 08 de fevereiro.

Sobre o Enare

O exame unificado foi criado em 2020 e tem como objetivo oferecer mais oportunidades de vagas de Residências das Áreas Médica, Multi e Uniprofissional. O sistema de classificação do Enare é muito próximo ao Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua escolha.

De acordo com a Ebserh, a realização do exame unificado é benéfico tanto para as instituições, que eliminam o custo da realização do exame próprio e passam a ter menor possibilidade de vagas ociosas, quanto para os candidatos, que diminuirão os custos de participação em diversos exames pagando taxas de inscrição, passagens e hospedagens, se beneficiando com uma data única para a realização das provas, sendo elas em todas as capitais além de cidades estratégicas.

Veja aqui os editais com as vagas para os hospitais da UFCG.

Para mais informações sobre o processo, acesse https://enare.ebserh.gov.br.

Assunto(s): medicina