Página inicial > Últimas Notícias > Ex-aluna da UFCG é finalista do Prêmio Jabuti 2021
literatura

Ex-aluna da UFCG é finalista do Prêmio Jabuti 2021

Patrícia Araújo terminou o pós-doutorado em Letras neste ano de 2021 e concorre  no eixo Inovação, Fomento à Leitura

• Publicado: Sexta, 12 de Novembro de 2021, 08h58
imagem sem descrição.

A ex-aluna da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Patrícia Araújo, é uma das finalistas do Prêmio Jabuti 2021, o maior prêmio da literatura no Brasil. Ela fez mestrado e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (POSLE), concluindo este último neste ano de 2021.

Patrícia está concorrendo no eixo Inovação - Fomento à Leitura com o Projeto "Desengaveta meu texto". Criado em 2017, numa escola da zona rural da cidade de Campina Grande, revitalizou a biblioteca escolar e oportunizou o protagonismo juvenil através da publicação dos textos dos alunos na Revista Tertúlia, um periódico que divulga a produção literária de alunos e professores.

"Entre os anos de 2019 e 2021, o Projeto recebeu apoio e incentivo financeiro da Fundação Carlos Chagas e Banco Itaú Social, bem como da editora da Universidade Estadual da Paraíba, o que possibilitou a sua expansão, abrangendo cinco escolas públicas da cidade de Campina Grande. Com a pandemia, o Projeto criou o Delivery Literário, entregando mensalmente kits literários para 250 crianças. Já alcançamos cerca de 4 mil crianças e jovens e atuamos em seis escolas públicas da cidade", explica.

Para ela, a classificação é uma oportunidade de trazer mais visibilidade. "Recebo com o coração cheio de alegria, pois é um reconhecimento muito importante para o Projeto Desengaveta e traz visibilidade para a causa da leitura no nosso Estado", diz com boas expectativas para as próximas etapas. "Esperamos trazer a estatueta para a Paraíba esse ano e conquistar mais apoio de parceiros institucionais para continuar expandindo as práticas de leitura em nosso Estado", ressalta.

Os cinco finalistas do Prêmio Jabuti serão revelados no próximo dia 16. No dia 25, acontecerá a cerimônia virtual de premiação, com transmissão pelo canal da Câmara Brasileira do Livro no YouTube. O vencedor ganhará R$ 5 mil e a estatueta. O autor do "Livro do Ano" receberá R$ 100 mil.

Saiba mais sobre o projeto

Atualmente, o Projeto se transformou numa associação civil sem fins econômicos, chamada Instituto Desengavetar. Conta com a parceria da EDUEPB e busca mais parcerias para continuar a missão do Projeto, cujo propósito é desengavetar textos, sonhos e oportunidades de crianças e jovens, fomentando uma educação mais equânime, solidária, colaborativa e emancipadora, servindo a comunidade paraibana, através de ações de natureza educacional, cultural e social.

A principal atividade do Instituto é o Clube de Leitura Move Leitor - um Clube de Assinatura de Livro que apadrinha literariamente crianças e jovens da escola pública, ampliando suas oportunidades de aprendizagem leitora. Para mais informações, acesse www.moveleitor.com.br

Assunto(s): literatura