UFCG adere ao Programa TransformaGov do Ministério da Economia
Objetivo é avaliar e modernizar a gestão estratégica dos órgãos integrantes da administração pública federal
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aderiu ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov), desenvolvido pelo Ministério da Economia e que busca avaliar e modernizar a gestão estratégica dos órgãos integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
O Programa compreende ações em cinco dimensões. São elas: Governança e Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Processos, Infraestrutura e Logística e Arranjos Institucionais e estruturas organizacionais.
De acordo com o secretário de Planejamento e Orçamento da UFCG, Vinicius Farias Moreira, a lógica do pacto é trazer ganho de gestão para melhorar a eficiência da máquina pública por meio da desburocratização de processos e mecanismos de ganhos de eficiência na condução das atividades de gestão.
"É como se fizesse um diagnóstico de como está a eficiência da nossa gestão, identificasse onde estão os gargalos chaves e de que forma o Ministério da Economia, por meio da sua Secretaria de Desburocratização, pode nos ajudar. É um pacto muito objetivo no sentido de apontar quais são as ações, quem seriam os responsáveis no âmbito da UFCG e do Ministério da Economia e indicar um prazo para que essa ação seja viabilizada. Esse acordo foi celebrado em outubro e tem ações que visam trazer ganhos de melhoria efetiva junto a Secretaria de Planejamento e Orçamento, a Pró-reitoria de Gestão Administrativo-Financeira, a processos que envolvem a Prefeitura Universitária e a Secretaria de Recursos Humanos, para que a gente possa trazer ganhos institucionais", explica.
O TransformaGov já está em andamento na UFCG e o cronograma prevê ações até dezembro de 2022. Entre as propostas estão a Implantação de Protocolo Integrado, Revisão do Plano de Desenvolvimento de Pessoas, Adesão ao Almoxarifado Virtual Nacional, Capacitação de Servidores, Promover a digitalização, certificação e inserção de documentos funcionais em meio digital, entre outros.
"Esse é um planejamento em que as ações podem sofrer alterações ao longo do processo de execução. O importante é que a gente tenha isso em mente e entender que é um processo que está andando. O TransformaGov na UFCG já é realidade e as ações seguem conforme cronograma estabelecido", destaca.
Para saber mais sobre o TransformaGov, acesse aqui.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais