Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFCG conquista segundo lugar em Prêmio do Sebrae
Início do conteúdo da página
Educação Empreendedora

Professor da UFCG conquista segundo lugar em Prêmio do Sebrae

Projeto idealizado por Jalberth Fernandes estimula o desenvolvimento de brinquedos eletrônicos educativos para crianças carentes. Premiação ocorreu nesta terça, 23

  • Publicado: Quarta, 24 de Novembro de 2021, 11h59

Unir aprendizagem e impacto social. Com essa perspectiva, o professor Jalberth Fernandes de Araújo, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), conquistou o segundo lugar na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, na categoria Ensino Superior, cujo objetivo é reconhecer o trabalho de professores brasileiros que tenham implementado práticas, cursos e projetos de destaque na área. A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira, dia 23, no Garden Hotel de Campina Grande.

 

A iniciativa responsável pela premiação foi idealizada pelo professor em 2018 e objetiva incentivar os estudantes da disciplina “Dispositivos Eletrônicos” a desenvolverem brinquedos eletrônicos educativos para serem doados a crianças carentes. A ideia é que os alunos apliquem os conhecimentos do curso para criarem as próprias oportunidades e ajudarem outras pessoas.

 

“O projeto teve início na época de Natal e surgiu quando passei na frente da Casa da Criança Dr. João Moura, em Campina Grande, e pensei: e se meus alunos desenvolvessem brinquedos eletrônicos educativos para serem doados como presentes de Natal para essas crianças? Eles aplicariam os conhecimentos do curso, desenvolveriam um produto, desenvolveriam uma mentalidade empreendedora e ajudariam outras pessoas. Quando lancei a ideia para eles, eles toparam executar”, lembra Jalberth. Desde então, o projeto é realizado semestralmente há quatro anos.

 

Sobre a conquista, o professor dedica o prêmio a todos os alunos que “embarcam” com ele na execução do projeto a cada semestre. “Agradeço a professora Bethânia, da Casa da Criança, por todo o apoio no desenvolvimento desse projeto. Desejo que cada vez mais nossos alunos utilizem os seus conhecimentos para criar as próprias oportunidades e ajudar a fazer a diferença na vida de outras pessoas. Que nós, professores, sejamos veículo de transformação na vida de cada um deles”, discursou o Jalberth durante a entrega do Prêmio.

 

Prêmio

 

Realizado desde 2013, o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem o objetivo de reconhecer e valorizar os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos, proporcionando ao ecossistema educacional projetos inspiradores que possam dar origem a novas ações de natureza semelhante. Entre os critérios avaliados para a premiação, estão a criatividade e inovação nas práticas pedagógicas; a atuação do educador ou da equipe na mobilização de competências empreendedoras; e o impacto social de transformação na escola ou comunidade.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Fim do conteúdo da página